segunda-feira, 29 de junho de 2009

Para criar uma rádio escolar

Cooperação, autonomia, responsabilidade e flexibilidade frente a novos desafios são aspectos a serem enfatizados entre os alunos no processo de criação de uma rádio escolar. Cabe ao professor o papel de mediador na condução de cada uma das etapas, incentivando o trabalho interdisciplinar e proporcionando aos alunos condições de se expressarem nesta mídia.

O educador Zé Zuca, que coordena as oficinas de rádio para professores de salas de leitura, promovidas pela Assessoria de Integração da MULTIRIO, ao longo de 2003, elaborou algumas dicas para apoiar as escolas neste projeto.

Acompanhe abaixo:
» Muitas vezes, a escola já tem alguns dos equipamentos necessários à montagem da rádio escolar. Verifique os já existentes e os que precisam ser adquiridos.

» Um anteprojeto, contendo os passos mais importantes para a criação da rádio escolar, ajuda a equipe envolvida a se orientar.

» É importante envolver a direção da escola, demais professores e alunos, sensibilizando-os para a relevância do projeto.

» A rádio e sua programação devem estar integradas ao Projeto Político Pedagógico.

» Defina uma equipe – de professores e alunos – que dará o pontapé inicial na criação da rádio. Esta equipe pode crescer, à medida que o projeto for avançando.

» A equipe deve reunir-se para discutir o perfil da rádio a ser criada, seus objetivos, forma de funcionamento, linguagem a ser utilizada, horários e formatos dos programas, frequência com que vai ao ar, entre outros aspectos.

» Um concurso pode ser promovido para definir o nome da rádio e um slogan para ela, mobilizando-se, assim toda a escola.

» Os integrantes da equipe responsável pela rádio escolar devem ser incentivados a ouvir programas de rádio, cabendo ao professor coordenador promover discussões em torno do que foi ouvido, proporcionando uma audiência crítica dos alunos envolvidos.

» A equipe deve ser orientada, ainda, sobre o funcionamento de uma estação rádio – profissionais envolvidos, forma de confecção da programação, redação dos textos radiofônicos etc.

» O processo de criação da rádio deve visar ao enriquecimento cultural contínuo dos alunos envolvidos e ao desenvolvimento de uma postura crítica em relação a esta mídia.

» É recomendável realizar experiências práticas e exercícios radiofônicos antes de colocar os programas no ar.

» A rádio pode ser lançada em etapas, considerando o público, o formato, a linguagem, o dinamismo e a consistência de cada programa elaborado.

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