domingo, 3 de maio de 2009

TV Digital

Hoje em dia, ouve-se falar muito sobre televisão digital. Mas o que é essa nova tecnologia? A TV como nós conhecemos segue um padrão onde o espectador tem apenas uma participação passiva, não interferindo em nada do que se passa no programa de TV. Isso acontece porque na TV analógica, o espectro eletromagnético, que é o meio de transmissão, é quase todo ocupado para que o sinal possa ser transmitido. E ainda existe o fato de que ele sofre muita interferência do local onde está a antena de transmissão.

Já a TV digital discretiza todo o tipo de informação, transformando-a em simples 0 e 1. Isso faz com que a largura de banda do sinal seja diminuída e consequentemente seja possível colocar outros tipos de informação, sem que haja qualquer interferência. Isto traz uma consequência direta, a qualidade da imagem muito melhor do que da analógica pois não há perda de informação. Vamos explicar melhor estes conceitos.

Pense no espectro eletromagnético como uma auto-estrada que liga as redes de TV e o aparelho de TV de sua casa. A TV analógica é um grande caminhão carregado que usa a estrada toda para levar a imagem até você.

O caminhão é tão grande que ele não deixa espaço para ninguém poder voltar. É uma estrada de mão única. A TV Digital usa pequenos caminhões que ocupam apenas parte da estrada, pois a carga que eles tem que levar é menor. A estrada ainda é a mesma, o que mudou foram os caminhões. Esses caminhões agora podem utilizar a estrada como uma via de mão dupla. E isso é a revolução da TV digital. Esse retorno faz com que o espectador possa interferir diretamente na programação.

Assista  um vídeo feito pela TV Câmara onde ele tenta explicar de maneira rápida e suscinta o que é e por que é tão importante a TV Digital para o Brasil.


Exemplos:
- Existem algumas experiências com o Discovery Channel nas quais por meio do programa que está sendo exibido, pode-se acessar o site do próprio canal e obter mais informação sobre o assunto que está sendo exposto.

- Você está vendo uma novela. Gostou tanto da roupa de um dos personagens que quer comprar uma igual. Aperta-se um botão e, pronto, você já está conectado com a loja que a vende, faz o pedido, e dentro de alguns dias você recebe o seu produto em casa.

- Aqui mesmo no Brasil, uma operadora de TV por assinatura via satélite oferece um serviço onde você está assistindo o filme que está passando no horário programado. O telefone toca e você simplesmente aciona o controle remoto e a imagem congela, esperando você terminar sua ligação. Você volta do telefone, aperta o botão e o filme volta a passar exatamente de onde havia parado.

Veja, as possibilidades de interatividade da Televisão Digital são praticamente infinitas, porém ainda estamos engatinhando neste processo e o que se tem implementado atualmente são os conceitos comerciais de entretenimento.

Mas a TV digital não fica apenas no âmbito da tela da TV, ela vai mais além, passa pela internet e vai até o celular. No Japão, já existem produtoras de vídeos que produzem capítulos de novela com cerca de 1 minuto para serem exibidos exclusivamente no celular.

No Brasil, várias iniciativas já estão sendo realizadas rumo a utilização da TV Digital na Educação. Veja o texto "TV digital amplia alternativas de inclusão social", de Paulo Franco, sobre este assunto, para melhor compreeender as ações atuais do Governo Federal no escopo da TV Digital educacional, através do programa TV Escola.

Agora que você conhece mais um pouco sobre a TV Digital, saiba mais sobre como pode ser trabalhada esta nova mídia no processo educacional lendo os artigos abaixo:
- "A TV Digital interativa no espaço educacional" de SERGIO FERREIRA DO AMARAL e DANIEL MOUTINHO PACATA
- "Adolescentes são curadores da Mostra VILATIVA"

Fonte: E-Proinfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário