sábado, 2 de maio de 2009

Guia de Layout Master Scenes

Hoje em dia, podemos dizer que quase todos os guiões para cinema são escritos no formato americano Master Scenes, que implica uma página de roteiro para cada minuto de filme. Para conseguir esse tempo Pg/Mim, requer um pouco de prática, mas não conseguir alcançá-lo não irá interferir na qualidade do enredo.

Por que usar o Master Scenes? Por que é um sistema simples, muito usado (qualquer pessoa da área de cinema que vê-lo vai saber que é um guião) e permite ao argumentista se concentrar mais no que é o dever dele: contar uma história.

Os argumentistas não-americanos usam uma formatação mais liberal, que permite a indicação de transições e, às vezes, a indicação de planos quando for essencial para o entendimento da cena. Já no Master Scenes, mais rigoroso, o argumentista não pode fazer qualquer tipo de indicação nem ao director, poucas vezes aos actores, nem a qualquer outro técnico da fase de produção. Mas isso é discutível, pois quando num roteiro está escrito: "MARIA brinca com sua aliança de casamento entre os dedos", nenhum director será louco de mostrar essa cena em plano geral! O que ele fará será um enquadramento em close ou mais próximo.

Como regra, corte o máximo possível de indicações técnicas e se concentra ao máximo no enredo do guião. Sempre há algum modo de sugerir algo ao director, fotógrafo, actor, editor e outros da área, sem usar explicitamente um termo técnico... Use o bom senso.


1. Preparando a Folha
Papel:
Tipo Carta (21,59 cm x 27,94cm)
Margens:
Superior: 2,5 cm.
Inferior: entre 2,5 cm a 3 cm;
Margem esquerda: de 3,5 cm a 4 cm
Margem direita de 2,5 cm a 3 cm;
Fonte:
Courier New, tamanho 12 pt. Não use itálicos ou negritos.

2. Cabeçalhos
Alinhamento esquerdo;
Todas em MAIÚSCULO;
Numeração opcional.

3. Descrição da Cena
Alinhamento esquerdo ou justificado;
Uma linha de espaço entre os parágrafos;

4. Diálogo
• Personagem
Recuo esquerdo de 6 a 7cm;
Todas em MAIÚSCULAS.
• Indicação ao actor
Recuo esquerdo 1cm a 2 cm menor que o recuo do Personagem;
Entre parêntesis.
• Diálogo
Recuo esquerdo de 3 cm a 4 cm;
Recuo direito de 1,5 cm a 2,5 cm;
Alinhamento esquerdo ou justificado;
• Outras indicações
Escritas ao lado do nome do personagem, entre parêntesis, usando a mesma formatação;
V.O. = Voice Over (voz)
O.S. = Out of Screen (fora da tela);
CONT = Continuando;
MAIS = usado para indicar que o diálogo foi quebrado pela página.

5. Transições
Alinhamento direito;
Todas em MAIÚSCULO.

6. Capa
Deve conter o título em destaque; o nome do autor, dados do copyright, dados como o endereço, contacto, agente, etc.
Geralmente, a capa é escrita do seguinte modo:
Fontes Courier New 12 pt;
TÍTULO DO GUIÃO quase ao centro da folha, todas em MAIÚSCULA;
Abaixo do título o nome do autor;
Nas últimas linhas dados do Copyright, do autor, do agente e contacto.

7. Segunda Página
Na quarta linha escreva o Título do Guião, centralizado, todas em MAIÚSCULA;
Duas linhas abaixo, com alinhamento esquerdo, todas em maiúscula, escreva FADE IN. Duas linhas abaixo começa o roteiro em si.

8. Última Página
Com a mesma formatação das transições, escreva FADE OUT três linhas após o termino do roteiro;
Três linhas embaixo do FADE OUT escreva FIM ou FINAL, todas em MAIÚSCULA, alinhamento centralizado.

9. Numeração
Em todas as páginas, excepto a capa, no canto superior esquerdo da página;
Fonte normal, 12 pt.

10. Espaçamento
• Espaçamento simples durante os:
Diálogos;
Nomes;
Indicações ao actor;
Descrições das cenas.
• Espaçamento duplo (equivalente a dois Enters) entre os:
Cabeçalhos;
Descrições das cenas;
Transições;
Diálogos.

11. Observações
Não haverá problemas se você usar uma padrão de formatação um pouco diferente -- só um pouco mesmo --. O importante é tornar a leitura o mais fácil e visual possível


Fonte

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