sábado, 2 de maio de 2009

Linguagem televisiva

Quando se fala em linguagem audiovisual, apresenta-se uma primeira dificuldade: há diferentes tipos de concepções e usos do termo linguagem. Ele tem sido utilizado com várias significações.

Ao se tentar identificar as características da linguagem audiovisual, percebe-se que há várias considerações a esse respeito. Tentaremos esclarecer alguns pontos que a distinguem de outros tipos de linguagem, conscientes de que não há opiniões conclusivas sobre o tema.

Muitos autores identificam a linguagem audiovisual com a verbo-icônica, preferindo até utilizar este termo ao invés daquele. A linguagem verbo-icônica é aquela que se utiliza de palavras e de imagens e se refere aos meios audiovisuais na medida em que estes transmitem sua mensagem através de sons e de imagens. Aqui, as mensagens verbais podem ser sonoras e visuais, assim como as mensagens não-verbais podem ser, igualmente, sonoras e visuais. Estes dois elementos, som e imagem, completam-se. E tal interação constitui a própria mensagem.

Mas há os que recorrem a uma diferente definição de linguagem audiovisual, identificando-a com a gramática do sistema de codificação dos audiovisuais. Tratam-se, aqui, dos planos, seqüências e movimentos de câmera. Assim, o fundamento da linguagem audiovisual seria a combinação de planos e seqüências que formam os programas, os tipos de plano (ex.: geral, primeiro, médio), os movimentos de câmera (ex.: panorâmica, close-up) etc. Embora seja importante também ter conhecimento de tais elementos, deve-se ter em mente que a linguagem audiovisual vai mais além da sua gramática, mesmo porque esta é mutável no tempo, novas técnicas surgem de tempos em tempos.

Outro fator importante ao entendimento da linguagem da televisão é a construção da capacidade de analisá-la, sobretudo porque, como educadores, estaremos apreciando criticamente as mensagens televisivas com nossos alunos. Esta é a construção do “olhar crítico”. Especialmente no mundo em que vivemos, onde as mensagens são veiculadas com grande rapidez, é preciso saber ter o grau de atenção suficiente para criticá-las.


Resumimos, a seguir, as considerações mais comuns a respeito da linguagem audiovisual:
É uma linguagem própria dos meios audiovisuais (cinema, televisão, vídeo etc);
- Não copia a realidade, mas a re-cria;
- Tal re-criação se dá de forma fragmentada, em partes que não seguem necessariamente uma seqüência linear na apresentação, mas conformam um todo ao final;
- Hiperestimula os sentidos, modificando as experiências perceptivas;
- Pode modificar processos mentais, principalmente os relacionados à capacidade de associação;
- É manifestação da cultura mosaico (desordenada, em oposição à organização da cultura tradicional);
- Imediatismo.

Fonte: E-Proinfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário