segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Que lição tirar de Gênio Indomável?

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Por maior que seja o conhecimento sobre determinada área, é preciso obter formação humana para viver plenamente


FILME: Gênio Indomável, dirigido por Gus Van Sant, com Matt Damon e Robin Williams, 1997.

A HISTÓRIA: Will Hunting (Matt Damon) tem 20 anos e já registrou algumas passagens pela polícia. Trabalhando como servente em uma universidade, se revela um gênio em matemática. Ele faz terapia, por decisão judicial, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até encontrar um com quem de se identifica.

QUEM INDICA: O jornalista e escritor Eduardo Torelli. “A obra destaca a diferença entre inteligência e conhecimento, bem como a relevância do meio social na formação de um indivíduo. No entanto, o maior “aprendizado” do protagonista se dá por meio de um psicólogo que trará à luz os traumas e recalques do jovem super-dotado, para transformá-lo em um adulto capaz de exercer plenamente as potencialidades.”

POR QUE VER: “Conhecimento não é tudo. O protagonista é muito bom matemática, mas em termos emocionais é uma criança de cinco anos. É muito legal perceber como a genialidade não é sinônimo de sucesso. Também é interessante mostrar o intelecto como uma forma de dar valor à sua vida, ao bem-estar. Ele é o típico aluno que pode decorar Shakespeare, mas nunca o sentiu”, diz Leandro Alcerito, professor de biologia do Colégio Vértice, de São Paulo.

QUE BOM EXEMPLO TIRAR: “Perceber como o saber construído pode servir de metáfora. As soluções dos problemas matemáticos são apresentados como soluções para problemas da vida, o que às vezes pode ser aplicado em sala de aula”, observa o professor de artes, filosofia e sociologia Zilton Salgado.

Texto escrito por Gabriel Navarro
Fonte:
Educar para Crescer

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