sábado, 4 de julho de 2009

O fim do livro e a eternidade da literatura

Carlos Heitor Cony – FSP 08/09/2000

Já está enchendo a discussão sobre o futuro do livro, tal como hoje o conhecemos. Por extensão, a mídia impressa sofre a mesma ameaça vinda da mídia eletrônica, que ainda está na sua pré-história.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o livro teve ancestrais em nada parecidos com o produto industrial que tomou sua forma definitiva após Gutenberg. O homem escreveu seus primeiros códigos morais e sociais em pedra, tijolos e madeira. Os dez mandamentos do Sinai vieram em forma de tábuas, embora Michelangelo tenha eternizado o seu Moisés segurando duas pedras. A escrita primitiva, feita a estilete, era da direita para a esquerda, daí que a literatura mais antiga, como a hebraica, é lida ao contrário. Os gravadores usavam a mão direita para dar a martelada, e o estilete ia da direita para a esquerda.

Povo do livro, os judeus têm como símbolo supremo de sua religião o Livro, a Torá, que são rolos de pergaminho ou papiro. Em Jerusalém, no Palácio do Livro, está exposto o Livro de Isaías tal como foi encontrado numa das cavernas de Qumran. É um imenso rolo que se desdobra à medida que se lê.

Antes mesmo de Gutenberg, o livro já adquiria o formato atual, e foi nele que se conservou a cultura e a tradição material e espiritual da humanidade. Pergunta: o que será dele quando a tecnologia conseguir telas de computador com a espessura de uma folha de papel?.

Poderemos dispensar nossas bibliotecas, conservando um único exemplar na forma aproximada de um livro tal como o conhecemos, podendo levá-lo para a cama, a praia, o banheiro, bastando acessá-lo por um provedor, que nos dará o texto integral de qualquer obra, no idioma que escolhermos, com as ilustrações e gráfico de que necessitamos.

No mesmo “livro”, poderemos ler “Guerra e Paz” e “Os Sertões”. Ou por meio de disquetes ou pela internet.

Como se vê, um problema técnico, cuja materialidade estará sempre em processo.

Mas a pergunta que importa não é sobre o futuro material do livro, que depende de papel, gráfica, tinta e acabamento. O que importa discutir é que a linguagem habitual do livro, a literária, feita de letras, sintaxe e morfologia, ganhou uma inesperada importância com o advento da linguagem digital.

Pois a verdade é que a linguagem visual, da imagem que se move, que tem cor e movimento, que tem som e pode até ter cheiro, começava a dominar a cultura moderna. Jovens na fase dos 25 aos 30 anos já resistiam à linguagem das letras, uma vez que foram educados a partir de imagens e ícones que, com simplicidade e eficiência, transmitiam informações mais completas e instantâneas.

Acontece que, com a linguagem digital colocada em circuito pela rede eletrônica, os jovens que agora estão chegando à fase do consumo de informações, por bem ou por mal, estão voltando à expressão literária, rudimentar embora, mas sujeita ao aprimoramento natural determinado pela própria necessidade de se exprimir.

Não faz muito, um jovem normal, independente de sua escolaridade, possuía um vocabulário padrão, paupérrimo, reduzido ao mínimo, ao legal, ao “morou”, ao “cara” e a outras simplificações que, de certo modo, eram bastantes para a comunicação entre os iguais.

Com a chegada dos e-mails, dos sites virtuais, essas necessidades aumentaram e, embora continuem a ser usados símbolos, ícones e imagens, nota-se que a palavra impressa literariamente é indispensável. Daí a sobrevivência da linguagem propriamente dita, em sua forma convencional, que não será vencida pela linguagem meramente visual e animada.

É impossível deter a geleia que isso começa a provocar na cabeça dos meninos de 10 a 12 anos que sentem necessidade cada vez maior da comunicação impressa. Aos poucos, eles estão descobrindo o universo literário em sua acepção mais clássica, precisam lidar com sujeitos, verbos e complementos, dar valor a determinadas palavras, juntá-las de forma articulada e pessoal.

Ou seja: é um retorno à literatura. E, gradualmente, esse universo irá se ampliando. É impressionante o número de e-mails que recebemos de jovens, na fase dos 14 aos 15 anos, divagando sobre tema os mais variados, e muito deles insensivelmente, apelando para pequenos contos ou crônicas, recurso impensável antes da Internet, pois só era usado em salas de aula que ajudavam a formar o desdém pela linguagem literária impressa.

Discutir a sobrevivência do livro, como objeto material, é ocioso. Como produto industrial, ele estará sujeito às transformações da técnica e da circunstância. Agora, o espírito da letra, a necessidade da letra como símbolo de expressão, reflexão e comunicação, isso nada tem a temer da linguagem digital. Pelo contrário: ela ajudou a velha letra, que nossos ancestrais grafavam na pedra ou na madeira, a vencer a força e a comodidade da imagem. Não adianta colocar Ingrid Bergman beijando Humphrey Bogart para transmitir a beleza e a necessidade de que sentimos toda vez que amamos. Nada substitui a simplicidade, a maravilhosa assombração do “eu te amo”.

Fonte: E-Proinfo

3 comentários:

  1. Não existe fim do livro apenas está ocorrendo uma nova transformação no modo 'objeto' do livro, mas ainda. sempre existira livros seja eles grafados, editados ou ate msm digitados.

    Déborah,17 uma visão

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse texto.
    Não tem como não enxergar a influencia da internet na vida de nossos jovens, mas é preciso atenção, porque vemos muitos erros de portugues, é triste.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto....me obriguei a procura-lo...=D
    Concerteza nossos queridos e palpáveis livros irao a declínio conforme os avanços da tecnologia. E se for assim estou disposta a acatar novas ideias para o que possa vir a ser um livro num futuro próximo.

    ResponderExcluir