sábado, 4 de julho de 2009

Leitores e Práticas de Leitura

Historicamente podemos observar que, com a invenção da imprensa no final da Idade Média, a impressão de textos tornou-se mais acessível a muitas pessoas. Isto não significou, entretanto, que o acesso à leitura tenha se disseminado entre todos. Na realidade o processo de reprodução de textos e o acesso à leitura permaneceram restritos a poucos.

O hábito de ler sempre foi uma forma de preencher a solidão do ser humano. Antigamente, talvez, lia-se mais porque não havia tantos atrativos quanto hoje. O ser humano precisa conversar consigo, ter seu momento de recolhimento, reflexão, meditação, ou seja, voltar-se para dentro, e a leitura permite esse diálogo.

Na Idade Média a leitura era feita para grupos de ouvintes por um membro do clero ou nobreza – o lente – dada a escassez de manuscritos. A leitura permanecia restrita a grupos controlados pela elite, também porque o acesso ao conhecimento poderia subverter a ordem instituída.

A democratização da leitura só ocorreu com o advento da sociedade burguesa, quando maior parcela da população começou a ser alfabetizada e pôde ter acesso aos livros e a outros impressos. No século XVIII os intelectuais se reuniam para ler e discutir os textos em salões especialmente organizados e a leitura passa a ser vista como processo aglutinador de grupos e comunidades.

Esses rituais coletivos se alternavam no tempo e no espaço com a leitura individual. Na passagem do século XVIII para o XIX as elites econômicas e intelectuais começavam a reservar espaços para a leitura e a guarda de livros.

Atualmente, a leitura é vista como ato individual que mantém uma dimensão socializada/socializante, já que constitui uma inserção do sujeito numa prática presidida por relações interativas e produções de sentido das quais o leitor participa.

Soares (2000) destaca a leitura como um fator de ascensão social, ou seja, mecanismo para obtenção de melhores condições de vida e apresenta o termo leitura funcional, cujo significado é obter informações básicas para a vida cotidiana.

A leitura aparece como um direito e uma exigência que se faz a quem quer que pretenda se tornar um cidadão. É preciso que o professor compartilhe os segredos do texto com os alunos, abrindo-lhes condições para a verdadeira inserção social. A escola é um espaço para a prática da leitura, por meio da qual se pode analisar, discutir e refletir sobre os apelos da sociedade atual. É preciso ler o texto e ler o mundo nos textos.


Fonte: E-Proinfo

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