segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rádio escolar

O termo rádio escolar diz respeito a possibilidade de utilização dos recursos da mídia rádio, no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. Nesse contexto alunos e professores passam da condição de consumidores, para a categoria de produtores de mídia, através da ação de criar programas de rádio. Isso permite que estudantes e professores exercitem um olhar crítico em relação aos conteúdos veiculados pelas diversas mídias.

A ideia contida aqui é que esses estudantes possam fazer uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas. A rádio na escola deve ir além disso, construindo propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração para a melhoria das relações entre as pessoas, que discutam questões ligadas a construção do projeto de vida, sexualidade, saúde, meio ambiente, ao combate à todas as formas de discriminação e preconceito, entre outras.

Tipos de projetos de rádio escolar

A veiculação desses programas de rádio dentro do ambiente escolar, poderá ocorrer de diferentes formas:

Rádio pátio.
Aqui a difusão dos programas de rádio acontece via caixas de som que são espalhadas por diferentes ambientes da escola - pátio, corredores, salas de aula.

Programas gravados em CD's de áudio
Através da utilização de editores de som (1), numa situação em que se associam o uso do computador conectado à mesas de som, onde se plugam microfones e outros acessórios, os programas produzidos são gravados no formato de CD's de áudio. Dessa forma tais programas podem ser veiculados em salas de aula ou em outros espaços, através do uso de aparelhos de som portáteis.

Webradio escolar
Difusão dos programas via web, através de STREAMING, que são programas que fazem a transmissão de dados de áudio e vídeo pela internet. Dessa forma a rádio escolar ganha o status de webradio, que ao ter o seu endereço divulgado, poderá ser ouvida por outros estudantes espalhados pelo nosso país e o mundo.

Transmissão por FM
Uma outra possibilidade está na aquisição de equipamentos de transmissão, onde a rádio escolar poderia ser acessada por FM, nos moldes das rádios comunitárias.

Notas:
(1)  Software que tem a função de manipular ondas sonoras e ficheiros de áudio.
A maioria tem funções básicas como:
* Cortar / Copiar / Colar Trechos de áudio
* Mixar faixas
* Remover Ruídos
* Aplicar efeitos
* Converter arquivos entre diferentes formatos

Entre os softwares de edição de áudio , destacam-se:
* Cool Edit (Windows)
* Gold Wave (Windows)
* Sound Forge (Windows)
* Audacity (Windows, Linux e Mac OS)
* Glame (Linux)
* Protux (Linux)


Fonte: TioSam

Um comentário:

  1. Gostei muito das informações contidas nesse BLOG. É preciso difundir mais o uso do rádio como ferramenta pedagógica e vc faz isso. Parabéns!

    Vera

    ResponderExcluir