segunda-feira, 29 de junho de 2009

Projeto Rádio-Escola

JUSTIFICATIVA
Um fato é inegável: cada dia mais, os meios de comunicação se incorporam indistintamente ao cotidiano de todas as camadas sociais da população. Fatos exibidos em painéis e revistas, cenas de novelas, noticiários televisivos ou radiofônicos, programas de auditório, propagandas, clips e ritmos musicais não nos passam desapercebidos, muito pelo contrário: nos ocupam por horas, são absorvidos e acabam ainda por virar temas de muitas de nossas conversas diárias.

Hoje, a educação mudou. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira declara que uma escola competente é aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da informação. É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e dominem os sistemas de produção de informações e, consequentemente, estejam melhores preparadas para atuarem de forma mais responsável na vida em sociedade.

Nessa perspectiva, o Projeto Rádio-Escola se justifica pela necessidade de se desenvolver nos educandos habilidades da leitura e escrita, a comunicação, o despertar da consciência crítica para o trato com as informações da mídia e, também, como o primeiro instrumental profissionalizante na produção de programas de rádio.

OBJETIVOS
# Fazer do rádio um instrumento para a consolidação da escola cidadã;
# Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado na U.E.
# Incentivar os educandos a capacitarem-se como repórteres para que consigam se comunicar em linguagem mais acessível, assuntos ligados à cultura, saúde, educação, esporte, meio ambiente e política;
# Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores, a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
# Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
# Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição de pensamento;
# Favorecer a convivência e trabalho em equipe, respeitando-se as diferenças;
# Desenvolver atividades de forma lúdica, propiciando momentos de integração, lazer e comunicação;
# Estabelecer parcerias com a UNIRG/FAFICH por meio do Curso de Comunicação Social;
# Estabelecer parcerias com a Rádio Araguaia e Rádio Tocantins.

METODOLOGIA
O projeto Rádio-Escola do Centro de Ensino Médio de Gurupi, constitui-se como atividade interna da escola, objetivando contribuir para a melhoria do processo educativo, mobilizando direção, orientação educacional, coordenadores pedagógicos, de vídeo, de informática, bibliotecárias, professores, alunos e demais funcionários nas horas de lazer, sendo executados durante os intervalos do 1º, 2º e 3º turnos, com duração de 15 minutos, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Durante a programação serão abordados assuntos de fundamental importância como:

Ações do Governo Estadual e Municipal voltadas para a educação; ações da Secretaria da Juventude; Saúde, Educação, Esporte, Lazer Cultura, veiculação de músicas previamente selecionadas, serviços de utilidade, avisos, recados, enfim, atividades de interesse da comunidade.

Será feito concurso para a escolha de um nome para a rádio, pretende-se estabelecer parceria com a Rádio Araguaia e Rádio Tocantins com a finalidade de proporcionar aos alunos repórter aulas práticas para que se familiarizem com os equipamentos e aprendam as técnicas de estúdio.

Serão também realizadas oficinas de entrevistas, produção e capacitação de locutores de programas de auditório e eventos.

AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto acontecerá durante as reuniões com os componentes do grupo e os educadores, devendo ser apontados os pontos positivos e negativos, objetivando corrigir falhas, por meio de diálogo e no respeito mútuo e pelo acompanhamento do uso do rádio de forma adequada tornando público o trabalho educacional efetivamente realizado na U.E.

Fonte: IdBrasil

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho, gostei muito por que estou cursando a especialização "Mídias na Educação" pela UFPA e exatamente agora estou nesta etapa, onde se discute a importância do radio para a educação e o trabalho aqui exposto é muito bom. Obrigado pelas dicas. Um abraço

    Professor Valdivino Moreno

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