segunda-feira, 25 de maio de 2009

O caminho das pedras - WebQuest

Gustavo Rodrigues

Para garantir um bom trabalho, é necessário antes a familiarização do professor com a proposta, que pode ser obtida navegando nos bancos de WQs existentes. Vale a pena pesquisar os seguintes endereços: http://www.webquest.org , http://www.webquest.futuro.usp.br/ e http://webquest.sp.senac.br/.

Roteiro de elaboração em 9 passos:

1. Defina o tema
Pense num assunto que faça parte do currículo, para o qual você possa dar uma abordagem interessante e cujo desenvolvimento possa melhorar suas aulas. Avalie se há bons sites e páginas sobre o tema.

2. Selecione as fontes de informação
As fontes de informação são geralmente sites, mas não exclusivamente. Podem ser também livros, revistas, jornais, até uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que você julgar conveniente.

3. Delineie a tarefa
A tarefa é a alma de uma WQ. Por essa razão, dedique seus melhores esforços para planejar uma que seja motivadora e desafiante, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se possível, evite coisas muito escolares como seminários, palestras, questionários.

4. Estruture o Processo
Passo a passo, como o grupo deve realizar a tarefa e que fontes de informação devem ser usadas em cada etapa. É freqüente pedir aos alunos que desempenhem papéis, porque isso permite diferentes perspectivas de um mesmo problema.

5. Escreva a Introdução
O texto deve ser direto, instigante e envolvente. Use linguagem clara e compreensível. Lembre-se de que a pessoa estará lendo o texto na tela do computador, por isso, seja breve. Evite abordagem professoral.

6. Escreva a Conclusão
Assim como a introdução, a conclusão deve ser clara, breve e simples. Entretanto, tem o papel de promover a reflexão sobre o que foi visto e incentivar a continuidade do trabalho.

7. Insira o conteúdo no gabarito
Nessa etapa, você vai formatar o conteúdo definido no planejamento, inserindo-o num gabarito especial. Ele apresenta campos para inserção já nos lugares apropriados: seção Introdução, seção Tarefa, seção Processo, etc. É necessário abri-lo usando um editor de html.

8. Faça os acertos finais
Depois de inserir a WebQuest no gabarito, avalie a conveniência de incluir imagens, ou outros elementos, com o objetivo de enriquecer ou esclarecer certos aspectos. Coloque os créditos. Nada mais descuidado que uma WQ sem autores. Indique todas as fontes que usou, sejam sites ou livros. Agradeça a quem colaborou. Revise o material e procure testá-lo, para depois fazer ajustes finais.

9. Publique a Webquest
Depois que estiver pronta, revisada, testada e finalizada, é preciso colocá-la no ar, isto é, publicá-la na Internet, para que possa ser acessada e utilizada pelas pessoas. Para fazer isso, é preciso hospedar a WB num servidor. Existem serviços de hospedagem gratuitos, que irão lhe dar todas as instruções de como publicá-la.

Fonte: Revista Profissão Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário