domingo, 3 de maio de 2009

Aspectos Tecnológicos da TV - Produção

A FILMAGEM
O roteiro foi preparado, a câmera está pronta e então chegou o grande dia de se começar a filmar. Ótimo, mas antes de ligar a câmera, temos que atentar para alguns detalhes básicos.

O que é uma câmera?


Além da câmera, um outro cuidado que se deve ter é com a Iluminação e o Som. A imagem é tudo, mas é preciso que seja de qualidade para ter possa ter significado para o público. Para garantir esta qualidade é muito importante o uso de uma boa iluminação. Outro item importante em um vídeo é o som. Temos que ter muito cuidado com o tipo de microfone que usaremos para trabalhar nosso vídeo. A seguir abordaremsos estes dois tópicos.


A ILUMINAÇÃO
Existem, basicamente, três fontes de luz fundamentais: a luz principal, a luz secundária ou de enchimento e a Backlight. Muitos trabalhos podem ser feitos apenas com a luz principal sem qualquer problema. Outros, mais sofisticados, precisam de mais fontes. Cada fonte de luz tem uma função específica, dependendo do que se queira fazer. Confira a seguir:




Perceba que todas as fontes luminosas possuem, direta ou indiretamente uma relação de posição com a câmera. Isso é muito importante para se chegar na imagem desejada. Lembre-se que as luzes estão ali para refletir no objeto e sensibilizar a câmera, marcando a imagem.

Veja nas figuras abaixo uma pequena demonstração da importância da iluminação em uma cena.






A CAPTAÇÃO DO SOM
Um outro fator importante quando estiver gravando um vídeo é o som. A grande maioria das câmeras para amadores possui um microfone embutido. Evite ao máximo usar este microfone. Por ser construído para uso em situações muito genéricas, ele capta todo tipo de som, até os indesejáveis.

Na gravação de um diálogo feita com este tipo de microfone é até possível ouvir e entender o que as pessoas estão falando, porém o ruído de toda a sala também é captado, atrapalhando, e muito, a audição. O ventilador ligado, o ar condicionado, alguém andando, são exemplos de sons que não percebemos no nosso dia pois o cérebro consegue inibir este tipo de informação, filtrando o som que chega até ele. Mas os equipamentos não possuem esse “filtro”, então todo o som é captado prejudicando até o entendimento.

Para evitar esses defeitos, pode-se usar microfones externos que se conectam à câmera. Cada um deles tem um tipo de direcionalidade que é a capacidade de registrar o áudio oriundo de diversas direções. A direcionalidade pode ser de dois tipos: omnidirecional (a sensibilidade da captação do som é a mesma em todas as direções) e o unidirecional ou cardióide (a sensibilidade da captação do som é maior quando o som vem da frente do microfone, e é menor quando o som vem de trás e dos lados). Veja a seguir as imagens com os tipos de microfone, sua direcionalidade, e seu uso:







A MARCAÇÃO DOS TAKES
Durante uma gravação, é preciso ter um controle do que foi gravado, do que será gravado, etc. O roteiro, feito na primeira etapa, já vem com as marcações das cenas que devem ser filmadas. Por exemplo, no dia 1 será gravada a cena 20, a cena 23 e a cena 30, pois se passam dentro do mesmo cenário. Para se gravar a cena 20, o diretor decide que irá usar 5 planos diferentes (decididos no roteiro técnico). A gravação de cada plano pode e deve ser feita várias vezes para que se possa depois saber qual foi a que ficou melhor. Cada plano repetido recebe o nome de Take ou tomada.


Fonte: E-Proinfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário