segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Que lição tirar de Billy Elliot?

Photobucket

Com sensibilidade e determinação, é possível livrar-se de rótulos, vencer preconceitos e conquistar a realização pessoal

FILME: Billy Elliot, dirigido por Stephen Daldry, com Julie Walters e Jamie Bell, 2000.

A HISTÓRIA: Billy Elliot (Jamie Bell) é um garoto de 11 anos que vive em uma pequena cidade mineradora da Inglaterra. Mesmo obrigado pelo pai a treinar boxe, fica fascinado com o balé. Estimulado pela professora de dança da academia que freqüenta (Julie Walters), ele resolve deixar a luta de lado e se dedicar totalmente ao balé e precisa enfrentar os preconceitos da sociedade local.

QUEM INDICA: A jornalista e escritora Isabella Saes. “O aprendizado de balé muda para sempre a vida de Billy, que acaba até sendo aprovado para o Royal Ballet de Londres. A transformação do pai dele - um cara super durão - numa pessoa mais sensível se dá justamente por meio desse filho, que resolve assumir a vontade de dançar e segue em frente”.

POR QUE VER: “É uma obra que motiva a discussão sobre preconceito e discriminação por meio da história de um garoto que decide se dedicar a aprender dança, algo considerado impróprio para alguém do sexo masculino naquela região e naquela época”, diz Ana Lúcia Tampellini, coordenadora pedagógica da Escola São José de Vila Matilde, de São Paulo.

QUE BOM EXEMPLO TIRAR: “Na cena em que eles estão construindo a coreografia da apresentação, ocorre algo bem diferente. A professora pede que ele traga as coisas que gosta para a academia: luva de boxe, a bola de futebol. Buscar esse conhecimento de dentro do aluno tem tudo a ver”, acredita o professor de artes, filosofia e sociologia Zilton Salgado, do Colégio Vértice, também da capital paulista.

Texto escrito por Gabriel Navarro
Fonte: Educar para Crescer

Um comentário:

  1. O filme Billy Elliot mostra que a homossexualidade não tem nada a ver com a sensibilidade, a leveza, os movimentos e o próprio balé, de forma tão especial e inovadora que desperta o interesse do telespectador de forma rápida e fascinante. Além disso, é utilizado as várias situaçoes de dificuldade, assim como: a greve do pai, as perseguiçoes policiais, o amigo que o confunde várias vezes. Essas são situaçoes que podemos ver atualmente, em nosso cotidiano e que por vezes passam despercebidas.
    Esse filme é demais!!!!

    ResponderExcluir