sábado, 21 de fevereiro de 2009

Livro - Integração das Tecnologias na Educação

Photobucket


-> Introdução


-> Apresentação dos Organizadores


-> 1. Tecnologia, currículo e projetos

- Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

- Aprender com o vídeo e a câmera. Para além das câmeras, as ideias. Laura Maria Coutinho

- Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino- aprendizagem. José Armando Valente

- Revalorização do livro diante das novas mídias. Veículos e linguagens do mundo contemporâneo: a educação do leitor para as encruzilhadas da mídia.Ezequiel Theodoro da Silva

- Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos,tecnologias e mídias. Maria Elizabeth Bianconcinide Almeida

- Ciência da natureza, matemática e tecnologia.As novas tecnologias e sua expressiva contribuição para o ensino das ciências no Ensino Médio. Vera Lúcia Duarte de Novais

- Ciência da Natureza, Matemática e Tecnologia. A integração como padrão comum entre as ciências da natureza e a tecnologia. Beatriz Corso Magdalena

- Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. Maria Elizabette Brisola Brito Prado



-> 2. Tecnologia na escola

2.1. Internet na escola e inclusão. Marco Silva

2.2. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

2.3. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. Drª. Marilda Aparecida Behrens

2.4. Escola inclusiva e as novas tecnologias. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen



-> 3. Tecnologias audiovisuais: TV e vídeo na escola

3.1. Próxima atração: a TV que vem aí. Carmen Moreira de Castro Neves

3.2. As tecnologias invadem nosso cotidiano. Vani Kenski

3.3. Desafios da televisão e do vídeo à escola. José Manuel Moran

3.4. Televisão e educação: aproximações. Vânia Lúcia Quintão Carneiro

3.5. A leitura da imagem. Lucília Helena do Carmo Garcez

3.6. Processos de produção de vídeos educativos. Lígia Cirino Girao

3.7. Experimentação: planejando, produzindo, analisando. Maristela Mitie Tanaka

3.8. A televisão e o vídeo na escola. Uma nova dinâmica na gestão educacional. Carmem Moreira de Castro Neves

3.9. É possível educar para e com a TV?. Sylvia Magaldi



-> 4. Tecnologia na educação de professores a distância

4.1. A educação a distância e a formação de professores. Carmen Moreira de Castro Neves

4.2. Critérios de qualidade. Bernardete A. Gatti

4.3. O que é um bom curso a distância?. José Manuel Moran

4.4. Gestão de sistemas de educação a distância. Alvana Maria Bof

4.5. Características de um bom material impresso para a educação a distância. Maria Umbelina Caiafa Salgado

4.6. Materiais escritos nos processos formativos a distância. Leda Maria Rangearo Fiorentini

4.7. Computadores, Internet e educação a distância. Alberto Tornaghi

4.8. Apoio à aprendizagem: o orientador acadêmico. Oreste Preti

4.9. O tutor no Proformação. Maria Cristina Tavares

4.10. Avaliação de desempenho do aluno na EAD. Sandra Azzi

4.11. A avaliação e a avaliação na educação a distância: algumas notas para reflexão. Kátia Morosov Alonso

4.12. Questões pedagógicas e curriculares da formação continuada de professores a distância. Leda Maria Rangearo Fiorentini



Nenhum comentário:

Postar um comentário