quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Etapa 2 - Atividade 3


Por onde começar?

Com a Internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização das aulas dentro e fora da escola?

A escola e seus professores podem se organizar para estas mudanças inevitáveis, da forma mais adequada, equilibrada e coerente?

Por onde começar e como continuar?


A tecnologia está aí. Batendo na porta da escola. Influenciando em seu cotidiano e exigindo mudanças. Algumas mundanças já podem ser notadas e parecem que sempre fizeram parte da escola, outras aos poucos vão acontecendo. E na prática didática? Estamos preparados? Quais os desafios?

Com o surgimento da Internet e outras tecnologias, surgem novas possibilidades de organização das aulas dentro e fora da escola. Hoje não é preciso estar na sala de aula para aprender, para trocar idéias... para gerar conhecimento. Diversas atividades diferentes podem ser organizadas: conferências, fóruns, comunidades virtuais, blogs, etc... E essa interação não precisa ser apenas com alunos de uma só escola. Intercâmbios entre escolas de regiões diferentes podem existir.

Mas e dentro da sala? O que pode mudar? Respondo que muita coisa pode mudar. Atividades antes apenas transmitidas pelo professor hoje podem ser vista de outras maneiras. Elas podem deixar de serem estanques, paradas e adquirirem movimento, criadas e produzidas pelo próprio aluno.

Mas tudo isso depende de orientações. Orientações essas que perpassam pelo professor e que fazem com que escola e professores devam se organizar para essas mudanças inevitáveis de uma forma adequada, equilibrada e coerente. Para isso é preciso estudo, pesquisa, diálogo, troca de idéias. É preciso que o professor reflita sobre sua prática e veja como converter essas mudanças em aprendizagens.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, este serviço postado abriu minha visão de utilidade do serviço de blogs na educação. Sirlane Pires

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este excelente trabalhado postado, que com certeza ajuda muitos profissionais da educação a utilizar melhor as mídias na sala de aula, tornando suas aulas mais atrativas e com resultados positivos na aprendizagem do educando.

    ResponderExcluir