quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Criando personagens virtuais animados

Encontrei uma postagem do Instituto Claro falando sobre o Site Vokis. Este site permite a criação de personagens virtuais (avatares) muito legais! 
Podemos determinar o tipo que queremos (pessoa, animal, políticos, etc.), o modelo de corpo, roupa, cabelo, cor da pele, acessórios, etc. Esses vatares têm movimento e falam de acordo com o texto que introduzimos (esse texto pode ser escrito ou áudio). Também podemos escolher o tipo de voz e o idioma.

O artigo também dá destaque sobre as possibilidades do uso dessa ferramenta na educação:

Destaques para o educador
- Pode ser uma ferramenta interessante para as aulas de idiomas. Em inglês, por exemplo, apresenta a possibilidade de escolher entre os diversos sotaques, como o inglês britânico, australiano e irlandês.

- O avatar criado pode ser inserido em sites, blogs, wikis e enviado por e-mail e até por celular. Além de dinamizar seu uso e potencializar o aprendizado para o qual ele esteja sendo utilizado, este compartilhamento estimula o aluno a perceber a importância de compartilhar o que produz e de apreciar o que é produzido pelos outros, valorizando o que realizou e contribuições que tenha recebido.

- No uso para o ensino-aprendizagem de idiomas, a produção e o envio desses avatares podem ajudar a trabalhar a compreensão auditiva e a pronúncia. Isso porque os alunos recebem esses avatares e ouvem a mensagem que trazem, produzem uma resposta e gravam para enviar ao outro, o que também permite que eles ouçam e analisem sua própria pronúncia.

- Pode ser uma maneira divertida e interessante de trabalhar a produção de textos, com temas como cartas, mensagens, diálogos, personagens contando suas histórias pessoais etc. Alem disso, dá para trabalhar temas de curriculares, como animais falando de suas características e hábitos alimentares e personagens históricos contando sobre o período que vivenciam, e até atualidades, com avatares comentando e analisando notícias.

- Ainda dentro das possibilidades de uso para a construção textual, o avatar pode ajudar os alunos a perceberem como escrevem realmente. Assim, se pontuam mal o texto, podem percebê-lo por meio da entonação do avatar e compreender se o que escrevem se entende corretamente.





Obs.:Eu fiz o avatar acima sem criar conta. Mas é possível criar uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário