segunda-feira, 29 de junho de 2009

Projeto Rádio

Justificativa
Os canais de comunicação vem sofrendo muitas inovações ao longo dos anos, estando a Internet a frente das maiores mudanças. Hoje encontramos sites institucionais, empressariais, educacionais, pessoais e Blogs como fonte primária de informação para jornais importantes. Possibilitar que a comunidade escolar possa passar de expectadora dessas informações à produtora de informações, nos canais de comunicação é um trabalho que traz muitos benefícios a prática pedagógica enriquecendo a forma de aprender. Fazer isso de maneira Interativa, de forma a abrir as janelas do mundo para os educandos, criar possibilidades de comunicação com pessoas de locais geográficos diferentes, possibilitando aos educandos ampliarem sua visão de mundo, posicionar-se sobre diferentes assuntos e saber trabalhar com as críticas recebidas.

Objetivos
* Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos através de diferentes mídias;
* Proporcionar ambiente para Interação entre educandos e professores de diversas cidades;
* Divulgar para a comunidade escolar, em especial para professores, a viabilidade e as vantagens de se desenvolver projetos dessa natureza em escolas públicas;
* Discutir questões de direitos autorias, copyright x copyleft, Creative commons; afim de sensibilizar os alunos para a responsabilidade na disponibilização de material na Internet e outras mídias;
* Aprimorar os conhecimentos dos alunos quanto às características da linguagem de rádio, em especial, da rádio novela;
* Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa e investigação;
* Estimular os alunos a realizarem ações, na comunidade em que vivem, sobre a temática do projeto.

Procedimentos Metodológicos
* Encontros semanais com participação dos professores, alunos e assessores pedagógicos do CRTE de Foz do Iguaçu, afim de organizar as atividades.
* Assessoria ao desenvolvimento do projeto em todas as etapas: pesquisa, estudo do tema e dos conteúdos e nas produções no laboratório de informática.
* Realizar pesquisas na Internet e biblioteca com discussões posteriores entre os alunos, professores e assessores pedagógicos do CRTE de Foz do Iguaçu sobre temas como: tecnologia na sala de aula, direitos autoriais, linguagem, rádio, ferramentas de comunicação e interação, desenvolvimentom sustentável, meio ambiente e questões locais relacionadas ao tema; afim de propor ações para desenvolvimento do projeto Radio Virtual (Novela).
* Produzir com os alunos e professores envolvidos, com auxílio de computador e outras ferramentas, programas de rádio para disponibilizar na Internet e rádios locais.
* Inserir no Blog: http://www.escolabr.com/blog do projeto, registros dos participantes, disponibilizando a possibilidade de interação dos “expectadores” por meio de comentários no site.

Ações já desenvolvidas pela Assessoria Pedagógica
* Contato com escolas e professores de língua portuguesa na 1a. série do ensino médio, buscando parceiros que aceitassem o desafio de produzir uma rádio novela virtual;
* Apresentação e sensibilização da direção da escola, da equipe pedagógica e da professora para aceitação no projeto;
* Trabalho de sensibilização e estímulo junto aos alunos, visando ao engajamento destes e da professora para aceitação do projeto;
* Contatos buscando colaboradores para o projeto;
* Pesquisas em material on-line e impresso sobre ferramentas a serem usadas no projeto, rádio, rádio novela e desenvolvimento sustentável;
* Apresentação para os alunos, da Internet e dos recursos que esta disponibiliza, bem como, a maneira de como utilizá-los;
* Exibição de vídeo estimulador para o projeto;
* Exibição e comentários de um vídeo sobre a história da rádio no Brasil;
* Debates com os alunos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, desenvolvimento sustentável e rádio novela;
* Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico em pesquisas on-line sobre os assuntos relacionados aos temas em questão;
* Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico nas postagens realizadas no blog do projeto;
* Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico na realização de audioconferência;
* Viabilização de equipamentos técnicos (os que a escola não dispõem) para a realização das atividades;
* Transporte próprio para o deslocamento até a escola e demais atividades que envolvem o projeto;
Interação on-line com os interessados no projeto de outras regiões.

Cronograma

MAIO
1. Pesquisa e elaboração do projeto;
2. Procura de uma escola que se adequasse ao perfil do projeto e aceitasse realizá-lo;
3. Contato com a escolas e professores do ensino médio, buscando parceiros que aceitassem o desafio de explorar novas ferramentas tecnológicas para produzir uma rádio novela virtual;
4. Apresentação e sensibilização da direção da escola, da equipe pedagógica e da professora para a aceitação do projeto;
5. Trabalho de sensibilização e estímulo junto aos alunos, visando ao engajamento destes no projeto;
6. Contatos buscando colaboradores para o projeto.

JUNHO
7. Exibição de vídeo estimulador para o desencadeamento das ações do projeto;
8. Pesquisas em material on-line e impresso sobre as ferramentas a serem usadas no projeto, rádio, rádio novela e desenvolvimento suatentável;
9. Apresentação para os alunos, da Internet e dos recursos que esta disponibiliza, bem como, a maneira de como utilizá-los;
10. Exibição e comentários de um vídeo sobre a rádio no Brasil;
11. Debates com alunos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolvimento sustentável e rádio novela;
12. Primeiras produções de textos pelos alunos sobre o tema em questão;
13. Orientação aos alunos e suporte ténico pedagógico em pesquisas on-line sobre os assuntos relacionados aos temas em questão;
14. Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico nas postagens realizadas no blog do projeto;
15. Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico na realização de audioconferência;
16. Viabilização de equipamentos técnicos (os que a escola não dispõe) para a realização das atividades propostas;
17. Organização dos alunos em equipes, afim de distribuir as diferentes tarefas a serem executadas durante o desenvolvimento do projeto;
18. Transporte próprio para deslocamento até a escola e as demais atividades que envolvem o projeto;
19. Interação on-line com interessados no projeto de outras regiões;
20. Palestra sobre o rádio - história e características de sua linguagem;
21. Assessoria pedagógica na criação do roteiro da rádio novela;
22. Assessoria pedagógica na adaptação dos textos (narrativos) dos alunos ao texto de novela para o rádio (primeiro capítulo);
23. Gravação em áudio dos capítulos produzidos;
24. Disponibilização na Internet do material produzido;
25. Supervisão e suporte técnico pedagógico às equipes do projeto;
26. Estímulo ao desenvolvimento de ações na comunidade em que a escola se localiza visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;

JULHO
27. Estímulo ao desenvolvimento de ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
28. Assessoria pedagógica na adaptação dos textos (narrativos) dos alunos ao texto de novela para o rádio (próximos capítulos);
29. Supervisão e suporte ténico pedagógico às equipes do projeto;
30. Gravação em áudio dos capítulos produzidos;
31. Disponibilização na Internet do material produzido;

AGOSTO
32. Ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
33. Assessoria pedagógica na adaptação dos textos (narrativos) dos alunos ao texto de novela para o rádio (capítulos finais);
34. Supervisão e suporte técnico pedagógico às equipes do projeto;
35. Gravação emáudio da novela produzida;
36. Disponibilização na Internet do material produzido;

SETEMBRO
37. Ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
38. Avaliação do material produzido e do processo de produção, afim de que se realizam possíveis ajustes;
39. Socialização de todo o processo com os interessados no projeto via Internet;

OUTUBRO
40. Ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
41. Preparação do material a ser exposto no "Com Ciência";

NOVEMBRO
42. Participação no "Com Ciência" - etapa: Cascavel;
43. Ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
44. Elaboração do relatório final.

Recursos
* Ambiente presencial conectado na escola;
* Ambiente presencial conectado na CRTE;
* Biblioteca escolar;
* Sala de aula;
* Retroprojetor;
* Microfone;
* Webcam;
* Câmara fotográfica digital;
* CD;
* Pendrive;
* Softwares gratuitos disponíveis na Internet;
* Vídeo;
* Televisão;
* Fita VHS (filmes);

Propostas de Encontros
Trechos do Filme "Céu de Outubro" em cada aula.

Aula 1 - Apresentação do Projeto, diferentes tipos de canais de comunicação na internet: Blogs, Flogs, Portais interativos, Orkut e Podcasts.
Temas que podem surgir: Ipodder Apple computers Compra de músicas pela internet Importância dos Registros Super Exposição
Aprendendo a "postar" no Blog do projeto [1]

Aula 2 Verificar se existem comentários no Blog do Projeto. Gravar (audio) entrevistas com os alunos e professores para saber as expectativas quanto ao projeto. Começar a discutir ações para o formato do programa. Lei de Direitos autorais. Creative Commons

Aula 3 Ouvir o podcast criado com as entrevistas da aula passada. Começar produzir o primeiro podcast
 


Fonte: EscolaBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário