segunda-feira, 29 de junho de 2009

Projeto Rádio na Escola

UNIVERSIDADE POTIGUAR
CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: 5NA
TEMA: PROJETO A RÁDIO NA ESCOLA
ELABORADORES: AURICÉLIA ALVES DA SILVA
DAYANNA CARVALHO DO NASCIMENTO
DÉBORA GREYCE P. DE SOUZA
KARINA DO NASCIMENTO FONTOURA
ÚRSULA RACHEL P. DE ARAÚJO
ORIENTADOR DO PROJETO: LIANA DO ROSARIO DE MOURA

JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como objetivo “reavivar” o uso da rádio na vida escolar, mostrando sua importância no processo educativo. Uma vez que este é uma ferramenta importante no processo ensino aprendizagem.Levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos.Passando para os mesmos a diferença entre o rádio e a rádio. O projeto será executado na Escola Madre Fitzbach (ADOTE), na turma do 2º ano matutino e abordará as disciplinas de português e ciências. Terá a duração de uma semana, onde cada atividade terá a duração de uma hora e meia.

OBJETIVO GERAL
- Promover a socialização entre os alunos; Ampliação do universo conceitual e o vocabulário dos alunos; Valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando- os em sala de aula. Considerar o conhecimento prévio dos alunos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Despertar nos alunos a consciência critica das informações recebidas.
- Desenvolver a percepção auditiva, a concentração, a linguagem, a socialização e a imaginação dos mesmos.

DESENVOLVIMENTO
1º Dia: Durante a roda teremos uma conversa informal com os alunos sobre o rádio e a rádio, para saber seus conhecimentos prévios sobre o assunto (registro em cartaz) e em seguida apresentaremos o rádio de forma concreta e sua importância através de um aula expositiva.

2º Dia: Montaremos a programação de um jornal que será apresentado na rádio juntamente com os alunos, abordando as principais noticiais da escola, principalmente o projeto solo que está sendo executado em todas as turmas da instituição. Criaremos uma parodia de uma vinheta musical e faremos seu registro em um cartaz.

3º Dia: Faremos uma visita ao morro,locolizado atrás da escola, onde iremos observar a paisagem e os diferentes tipos de solo. Ao chegar faremos coletivamente o registro da observação.

4° dia: Apresentação das atividades desenvolvidas no projeto, onde cada aluno vai exressar os conhecimentos adquiridos no jornal elaborado por eles, que será apresentado na rádio.

RECURSOS UTILIZADOS
- Rádio
- Caixa de som
- Microfone
- Cartolina
- Cola
- Revistas
- Tesoura
- Máquina fotográfica

BIBLIOGRAFIA
- Coleção dia-a-dia do professor.
**Acessando o endereço acima, está todo o projeto na íntegra, com fotos e cometários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário