segunda-feira, 29 de junho de 2009

Produção de Programas de Rádio Escolar

Aspectos Relevantes para o processo de produção de um programa de Rádio Escolar

A Rádio Escolar é um excelente instrumento para promoção do protagonismo infanto juvenil, contribui para enriquecimento curricular em práticas pedagógicas e é um instrumento democrático de comunicação.

A Rádio Escolar é um espaço onde crianças, adolescentes e adultos tem a oportunidade de mostrar o seu talento, expressar suas ideias, interagir com seu público e participar do processo de difusão de informações e conhecimentos na comunidade escolar. Além disso é um ambiente de aprendizado onde seus participantes têm a oportunidade de vivenciar experiências de pesquisa, produção escrita, trabalho em equipe contribui para formação cultural, o domínio da comunicação oral e potencializa a autonomia individual.

A Rádio Escolar é um núcleo de produção coletiva e portanto um instrumento democrático de comunicação. Sendo assim, deverá atender as necessidades locais da comunidade escolar e preferencialmente estar articulado com Projeto Político Pedagógico da escola.

O trabalho em equipe, o planejamento e a organização do conteúdo, a pesquisa de opinião, a construção coletiva de um código de conduta ética, a avaliação coletiva permanente, a formação e o domínio de conhecimentos tecnológicos e de linguagem radiofônica e a articulação pedagógica e com as esferas escolares (professores, alunos, membros da comunidade) são elementos importantes para o desenvolvimento de uma Rádio Escolar.

Este canal de comunicação segue com estrutura muito parecida de rádio convencional. A linguagem, a infraestrutura técnica, a organização dos trabalhos, são adaptados ao ambiente e a realidade escolar. Por isso, devem ser observadas aspectos importantes como por exemplo a impossibilidade de troca de estação. Neste caso específico, o programa deverá ser produzido atendendo a aspectos de pluralidade cultural, formato do programa observando o tempo de duração, o caráter educativo, o entretenimento saudável e o público alvo. Isto não quer dizer que os programas devam ser todos iguais, seguindo um padrão comum e com um gênero pré – estabelecido. A proposta é criar uma grade programação rica em diversidade porém adequada ao ouvinte.

PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO

A produção de um Programa de Rádio Escolar é um processo que requer participação, colaboração, organização e pesquisa de todos os envolvidos nas equipes. Da concepção do programa, passando pela produção até a apresentação é preciso cumprir várias etapas:

1. REUNIÃO DE PAUTA
2. PESQUISA E EDIÇÃO DO CONTEÚDO COLHIDO
3. DIVISÃO DE TAREFAS
4. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

A escola poderá organizar uma GRADE DE PROGRAMAÇÃO apresentado a comunidade escolar os horários de apresentação das equipes e o(s) dia(s) de apresentações isto quando o programa for ao ar nos intervalos. Para programas produzidos para Internet, ou seja, para serem baixados em sites PODCAST o ouvinte tem flexibilidade para escolher o horário e o programa que deseja ouvir. A duração do programas é invariável, depende do objetivo do programa.

As equipes podem optar por um ou mais GÊNEROS de programa que possam dar uma identidade ao programa. Os GÊNEROS de programa mais comuns são:

• JORNALÍSTICOS
• MUSICAL
• HUMORISTICO
• RADIONOVELA
• DE VARIEDADES
• DE ENTREVISTA
• MUSICAL / INFORMATIVO

Os programas de Rádio Escolar produzidos para o intervalo contribuem proporcionando informação e entretenimento. Neste sentido, para que o conteúdo do programa cative a audiência dos alunos, principalmente durante os intervalos, é preciso balancear a o tempo destinado a LOCUÇÃO e as inserções musicais.

Uma sugestão é utilizar 1/3 do tempo de duração do programa com informes, abertura, entrevistas, dicas culturais e de lazer e despedida. Através da LAUDA de apresentação é possível otimizar o tempo. O que se pretende com este espaço de tempo é objetividade na divulgação de informações até porque se o programa ficar carregado de muitas informações, os alunos não vão querer escutar e além disso intervalo perderá o sentido de descontração. Através das música é possível criar um ambiente de descontração e ao mesmo tempo informar a ouvinte enquanto cumpri seu papel de pretação de serviço.

Como a programação musical irá tomar um tempo maior dentro do programa é preciso estar atendo ao gosto de todos. Portanto, o ideal é mesclar gêneros musicais para atender a todos os gosto musicais.

Abaixo sugestão de tempo para cada fase do programa:

ABERTURA 0:30 segundos
MUSICA 3:00 minutos
BREAK INFORMATIVO 1:00 minuto
ENTREVISTA 1:00 minuto
ENCERRAMENTO 0:30 segundos
EQUIPE

Desenvolver atividades de produções radiofônicas é trabalho de equipe. Cada componente deverá realizar uma atividade especifica. A equipe de rádio é formada por locutores, operador de som ou sonoplasta, repórteres e produtor.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog excelente. Convido a conhecer a Rádio Intercom a melhor rádio online do Brasil!
    http://www.radiointercom.com.br

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