Educomunicação é definida pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) como o conjunto das ações destinadas a ampliar o coeficiente comunicativo das ações educativas, sejam as formais, as não formais e as informais, por meio da ampliação das habilidades de expressão dos membros das comunidades educativas, e de sua competência no manejo das tecnologias da informação, de modo a construir ecossistemas comunicativos abertos e democráticos, garantindo oportunidade de expressão para toda a comunidade. O ecossistema comunicativo designa a organização do ambiente, a disponibilização dos recursos e o conjunto das ações que caracterizam determinado tipo de ação comunicacional.
Após analisar os resultados de uma ampla pesquisa realizada com 178 especialistas de 12 países no final dos anos 90, o NCE/USP constatou o surgimento e fortalecimento do campo autônomo da Educomunicação e o subdividiu em cinco áreas:
• Educação para a comunicação
• Mediação tecnológica na educação ou educação pela comunicação
• Expressão comunicativa pelas artes
• Gestão da comunicação em espaços educativos
• Reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação/Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário