quarta-feira, 18 de março de 2009

Dicas para manter sua privacidade on-line

Introdução

A internet facilita a vida das pessoas em muitos aspectos, o que fez com que o convívio social se estendesse ao mundo virtual quase que de maneira natural. A conseqüência é que, assim como no "mundo de tijolo e cimento", a internet também se tornou um território perigoso e que requer cuidados. As dicas a seguir visam ajudar-lhe a manter sua privacidade on-line, uma das precauções mais importantes atualmente.

Por isso, é necessário tomar cuidado com as informações que você deixa disponível sobre si ou sobre seus conhecidos. Sendo assim, vamos às dicas:


1 - Cuidado com blogs e fotologs
Manter um blog é uma forma bacana de se expressar na internet, mas também é um meio onde você pode falar demais sobre si. Por isso, nos blogs evite:

- Deixar claro os lugares que você visita com freqüência;
- Deixar claro sua situação financeira;
- Informar o local onde você mora ou estuda;
- Informar a empresa em que você trabalha, seu cargo ou setor;
- Informar número de telefone.

No Brasil, também é muito popular o uso de fotologs, serviços onde o internauta divulga fotos e recebe comentários relacionados. Nesse tipo de site, evite:

- Tirar fotos que mostrem a entrada de sua casa ou que exiba qualquer característica que permita identificá-la;
- Tirar fotos de carros que pertençam a você ou à sua família. Se inevitável, evite mostrar a placa do veículo;
- Tirar fotos de parentes, principalmente pai ou mãe quando estes ocupam cargos profissionais importantes;
- Tirar fotos excessivamente eróticas, para evitar que elas parem em sites do tipo;
- Tirar fotos que permitam identificar onde fica o local em que você estuda ou trabalha.


2 - Tenha cuidado em sites como o Orkut
Conforme pode ser visto aqui, sites como o Orkut são um ótimo meio de conhecer pessoas e de debater assuntos do seu interesse, porém é uma das formas mais fáceis de divulgar suas informações. Por isso, evite:

- Participar de comunidades que deixam claro onde você estuda ou trabalha;
- Participar de comunidades que deixam claro onde você mora, por exemplo: comunidades de moradores do seu prédio ou de sua rua;
- Informar em comunidades ou scraps (recados a outros usuários) um lugar que você vai em breve. Evite usar o Orkut para combinar passeios, festas, etc. Para isso, use e-mail ou telefone;
- Evite deixar claro que você é parente de alguém famoso ou bem-sucedido financeiramente;
- Assim como em fotologs, evite fotos eróticas ou que exibam parentes quando estes ocupam cargos importantes;
- Divulgar números de telefone residencial ou celular. Caso queira repassá-los a algum amigo, o faça por e-mail ou por uma forma privada.

De maneira geral, avalie o quanto as informações que você divulgar podem ser usadas por terceiros de forma a prejudicá-lo.


3 - Mude regularmente suas senhas, principalmente de e-mails
Há diversas formas de uma pessoa conseguir capturar sua senha, por exemplo:

- Através de keyloggers, programas ocultos que captura tudo o que é informado pelo teclado;
- Através da observação da digitação da senha.

Acredite, não são raras as situações onde isso ocorre. Se alguém tiver interesse em conhecer seus hábitos e conseguir a senha de seu e-mail, poderá observar tudo o que você recebe e envia sem se manifestar. Por isso, altere sua senha a pelo menos cada 3 meses. Isso evitará que alguém permaneça acessando seu e-mail.

Também evite usar a mesma senha para tudo. Se você se cadastrar em um site desconhecido, o responsável por aquela página poderá usar o e-mail e a senha que você informou na inscrição para tentar acessar sua caixa postal. No entanto, se você informar uma senha diferente no cadastro, ele não terá êxito.


4 - Evite enviar seu currículo para um monte de empresas
Na procura de emprego, é normal que as pessoas enviem seus currículos para um monte de empresas. No entanto, deve-se ter cuidado, pois esse documento diz muito sobre você. Ao mandar currículos, faça uma busca na internet para verificar se a empresa pretendida é idônea. Se a firma oferecer em seu site um serviço de cadastro de currículos, leia a declaração de privacidade para saber de que forma a companhia tratará suas informações. Se não encontrar essa declaração é recomendável não se inscrever.


5 - Cuidado com sites que pedem muitas informações
É comum - até em sites conhecidos - o usuário tentar se cadastrar e encontrar um enorme formulário. Se a empresa não deixar claro o motivo pelo qual pede tantos dados (e geralmente não deixa) evite a inscrição ou, se possível, preencha a menor quantidade de campos possível.

É necessário ter mais cuidado ainda se o site exige informações bancárias, como número de conta ou número de cartão de crédito sem que, para tanto, você tenha intenção de utilizar esses dados nesse endereço.

Se não tomar cuidado nesses cadastros, não demorará muito para você receber ofertas de assinaturas de revistas, cartão de crédito e outros em seu telefone ou em seu e-mail.


6 - Não passe suas informações a desconhecidos
A internet pode ser usada para conhecer pessoas, mas isso requer muito cuidado. Se acabou de conhecer alguém, no máximo, limite-se a passar seu MSN Messenger ou seu e-mail, por onde você poderá manter contato com segurança. Mesmo assim, não passe seu número de telefone, endereço ou qualquer informação importante sobre você. Tenha cuidado, inclusive, em sites de bate-papo.


7 - Cuidado com sites de comércio on-line
Comprar pela internet é uma grande comodidade, mas também requer cuidado. Pesquise se o site que você está com intenção de comprar é idôneo. Um bom lugar para fazer isso é o site Reclame Aqui.

Ao preencher seu cadastro em um site do tipo, verifique se este oferece uma declaração de privacidade on-line e se a página com o formulário faz com que o símbolo de um cadeado seja exibido em seu navegador. Se isso não ocorrer, é recomendável não concluir a compra, pois o desenho do cadeado indica que o site está criptografando o envio de suas informações, dando um nível de segurança muito maior ao processo.


8 - Cuidado no MSN Messenger e em outros programas do tipo
Para alguém com más intenções, simplesmente saber se você está on-line ou não pode ser uma informação importante. Por isso, sempre que possível, configure seu MSN Messenger ou qualquer outro sistema de comunicação instantânea a exigir autorização quando alguém tentar te adicionar. Evite adicionar pessoas que você desconhece.


9 - Cuidado ao usar computadores públicos
Ao usar computadores públicos (da escola, faculdade, biblioteca, lan house, etc):

- Evite deixar arquivos com suas informações na máquina, por exemplo, um trabalho escolar que tenha seus dados;

- Certifique-se de que o navegador de internet não está programado para salvar senhas automaticamente. Se o programa perguntar se você deseja que ele guarde sua senha ou seu login, clique em "Não" ou equivalente;

Photobucket

- Após acessar e-mails ou qualquer página em tenha feito login, use o link de nome "Fechar", "Logoff", "Logout" ou qualquer outro que sirva para sair. Não é recomendável simplesmente fechar o navegador de internet, já que este pode manter suas informações de login, permitindo a outras pessoas acessarem sua conta em algum site ou serviço de e-mail;

- Sempre que possível, use senhas em seus arquivos, caso esteja armazenando-os em disquetes, CDs ou pendrives. Dessa forma, diminuí-se o risco desses documentos serem acessados em caso de perda ou roubo.

Photobucket


10 - Use antivírus, anti-spyware e firewall
Conforme noticia regularmente o Boletim AntiVírus, serviço oferecido pelo InfoWester, vírus e spywares também são capazes de capturar dados. Muitos são até preparados para agir quando o usuário acessa sites de bancos. Por isso, é sempre bom manter um antivírus e um anti-spyware (atualizado) em seu computador, especialmente se você usa o Windows.

Você pode obter informações sobre alguns antivírus aqui. Quanto ao anti-spyware, um muito recomendado é o gratuito Spybot.

Também é recomendável ter um firewall, pois quando bem configurados, softwares desse tipo são capazes de impedir a entrada de pragas virtuais no computador ou, se estas conseguirem infectar a máquina, são capazes de impedir que os invasores enviem dados à terceiros.


Finalizando
Não que seja necessário ficarmos paranóicos com nossa segurança e com a confidencialidade de nossas informações na internet, mas todo cuidado é pouco, por isso não se limite às dicas dadas aqui.

É conveniente tomar precauções e orientar amigos e parentes sobre os riscos existentes na internet, principalmente ao notar que algum conhecido está se expondo demais. Se você é administrador de sistemas de uma empresa, também é conveniente orientar funcionários e clientes.

Todos esses cuidados podem parecer trabalhosos inicialmente, mas praticá-los pode evitar futuros transtornos.


Escrito por Emerson Alecrim


Fonte: InfoWester

Nenhum comentário:

Postar um comentário