segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Que lição tirar de Sociedade dos Poetas Mortos?

Photobucket

Quebrar barreiras impostas é essencial para o crescimento, mas é igualmente importante fazer isso de modo coerente


FILME
: Sociedade dos Poetas Mortos, dirigido por Peter Weir, com Robin Williams e Ethan Hawke, 1989.

A HISTÓRIA: No final dos anos 50, ex-aluno (Robin Williams) de uma conservadora escola preparatória se torna o novo professor de literatura da instituição. Entretanto, os métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos criam um choque com a ortodoxa direção do colégio.

QUEM INDICA: A jornalista e escritora Isabella Saes. “O professor que chega àquela escola revoluciona a maneira dos alunos pensarem. Ele apresenta a emoção e os sentimentos reais a eles, peça fundamental para que alguém possa se tornar um aprendiz de verdade.”

POR QUE VER: “É importante para a conscientização de que sempre é tempo de mudança. As portas se abrem quando somos estimulados e encorajados. É papel do professor caminhar lado a lado ao seu aluno, estimulá-lo, e levá-lo a busca dos próprios ideais”, opina a coordenadora pedagógica Sueli Marchetti Zaparolli do Colégio Luiza de Marillac, São Paulo.

QUE BOM EXEMPLO TIRAR: “A escola é o lugar onde não só aprendemos os conteúdos programáticos propostos, para obtermos cultura e informação, mas principalmente onde se aprende a viver em conjunto. Época de conquistas, de formação integral e de auto- afirmação. Por meio do filme percebe-se o quanto a educação é coisa do coração, do sentimento também”, completa Sueli.

Texto criado por Gabriel Navarro
Fonte:
Educar para Crescer

Um comentário:

  1. Oi, Joanirse!

    Já assisti a esse filme com a gurizada e eles gostaram bastante... saiu um bom debate sobre a escola que queremos... fazendo o contraponto com a escola que temos... as relações de poder na escola...

    Eu amo esse filme!
    A Revista Veja está vendendo nas bancas de jornal vários filmes muito interessantes: esse é um deles...

    Abraços!

    ResponderExcluir