segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

TV e violência: um casamento perfeito

Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer
(Versão 1 – 9/1/2000)

As forças que estão por detrás da tecnologia são infinitamente inteligentes, mas falta-lhes algo fundamental: o bom senso. Ainda bem, pois com isso sempre acabam exagerando, de modo que muitas pessoas passam a perceber por experiência própria que o uso indevido e indiscriminado de máquinas prejudica o ser humano. Este é o caso da poluição e é o caso da TV. Em particular, está havendo uma reação muito grande contra o excesso de violência (em quantidade e em qualidade) na TV. Neste artigo, vamos mostrar que infelizmente não é possível acabar com a violência na TV, pois ela é conseqüência da natureza do próprio aparelho.

Jerry Mander, em seu livro Four Arguments for the Elimination of Television (New York: Morrow 1978) faz uma simpática assertiva: a TV não transmite violência por preferência dos telespectadores, mas por que é o conteúdo que mais se adapta à natureza do aparelho e ao estado de consciência do telespectador. Vamos entender essa afirmação.

A primeira natureza do aparelho de TV que nos importa aqui é o fato sua da imagem ser irreal e muito grosseira. A irrealidade, ou ‘virtualidade’, faz com que as pessoas subestimem a influência do aparelho. De fato, provavelmente quase todos os pais protegem suas crianças, para que essas não vivenciem situações emocionalmente fortes (como por exemplo a morte de um parente, a visão de uma pessoa acidentada deitada na rua toda ensangüentada, etc.). Trancam a porta de casa, erguem altos muros ao redor da mesma, passam a morar em prédios ou condomínios no intuito de melhor proteger seus filhos. No entanto, permitem a penetração, no lar, de toda sorte de violência (entre outras imagens e palavras inconvenientes para as crianças) ao ligar a TV. Há vários anos constatou-se que nos EUA mais da metade de todas as crianças ou jovens tinham um aparelho de TV em seu quarto, isto é, em geral sem absolutamente qualquer controle do que assistem. Pelo contrário, a mentalidade educacional deturpada de hoje em dia leva os pais a achar que não devem coibir nada, pois qualquer controle talvez crie traumas. Eles não percebem que as crianças precisam sentir-se guiadas e controladas (com amor), e que a falta disso gera graves problemas psicológicos.

A grosseria da imagem pode ser constatada observando-se os programas. Nas novelas, em geral é focalizado apenas o rosto dos atores, pois se o corpo inteiro fosse focalizado, não se perceberia a expressão facial; os olhos, nariz e boca tornar-se-iam pequenas manchas. Com isso, não se notariam as emoções que os atores devem transmitir. Se uma árvore aparece inteira na tela, não se consegue distinguir suas folhas. Compare-se com nossa fantástica acuidade visual, que permite ver com nitidez todos esses efeitos no mundo real, em meio a um campo de visão de quase 180 graus (abra-se os braços e veja-se até onde se consegue ver as mãos). E por falar no mundo real, se queremos ver um objeto com mais nitidez aproximamo-nos dele. No caso da TV essa aproximação não ajuda em nada, pelo contrário, apenas prejudica a visão, pois passa-se a ver, no caso de TV colorida, os pontos da máscara de cor vermelha, verde e azul escuro, a partir dos quais se tem a impressão das várias cores meio fantasmagóricas que compõem as imagens. No caso de TV branco e preta, viam-se as linhas formadas pela varredura do feixe eletrônico que, batendo na tela fosforizada, fá-la emitir luz no local do choque. Podemos, assim, já colocar aqui um dos efeitos perniciosos da TV: ela deseduca o sentido da visão, pois acostuma-se a não procurar maior acuidade, por exemplo aproximando-se mais do objeto que se quer examinar. Isso para adultos é ruim, mas para crianças, que justamente estão desenvolvendo seus sentidos, é altamente prejudicial.

Essa varredura do feixe faz com que a imagem se forme atomisticamente, compondo 30 quadros completos por segundo, sendo 60 para as linhas impares, varridas primeiramente, e 60 para as linhas pares, varridas logo em seguida. Essa alternância visa diminuir o efeito de piscar da imagem. A nossa retina retém imagens por cerca de 1/10 de segundo, de modo que com um período menor temos a impressão de continuidade, por exemplo do movimento de uma pessoa. Mas se se olhar com o lado dos olhos, perceber-se-á o piscar da imagem. O piscar, mesmo se não percebido conscientemente, é detectado pelo nosso cérebro e o afeto. Este é um terceiro fator da natureza do aparelho, que será muito importante nas considerações a seguir.

Do ponto de vista do telespectador, pode-se constatar que das atividades interiores pensar, sentir (de sentimentos) e querer (volição que leva a ações, desde a concentração do pensamento em certos assuntos escolhidos como a movimentação dos membros), apenas a segunda está realmente em atividade. De fato, a imobilidade física leva o telespectador a não exercer nenhuma ação. Nem a de concentrar os pensamentos, pois estes estão abafados, já que normalmente a TV induz um estado semi-hipnótico. Esse efeito, que é óbvio quando se observa uma pessoa assistindo um programa (ela fica em geral com cara de bobo, principalmente as crianças, que têm rosto mais maleável), foi constatado cientificamente infelizmente por poucas pesquisas de efeitos neuro-fisiológicos da TV. H.E.Krugman (‘Brain Wave Measurements of Media Involvement’, Journal of Advertising Research, 11:1, Feb. 1971, pp. 3-9), usando o movimento dos olhos e eletro-encefalograma, mostrou que a TV induz rapidamente (cerca de ½ minuto) um estado semi-hipnótico ou de sonolência, de desatenção. Descrevendo-se a um psicólogo a situação de um telespectador, sem mencionar que está assistindo TV, isto é, que está sentado estaticamente, uma luz pisca 30 vezes por segundo à sua frente, o som vem de um ponto fixo, e o ambiente está em penumbra, esse psicólogo imediatamente reconhecerá uma sessão de hipnotismo.

Comparemos com a leitura. Quando uma pessoa lê, ela é forçada a prestar atenção no que está lendo, pois caso contrário perde o fio da meada. Quando se lê um romance, é necessário imaginar os personagens, o ambiente em que a ação se passa, etc.; quando se lê algo filosófico ou científico, é necessário associar conceitos constantemente. Em ambos os casos, o pensamento está muito ativo. Mas na TV, as imagens já vêm prontas; por outro lado, é impossível acompanhá-las conscientemente, pensando-se no que elas significam, associando-se idéias ou lembranças a elas, etc., pois, como justificaremos adiante, elas necessariamente sucedem-se com muita rapidez. Com isso, não se consegue nem prestar atenção durante um tempo razoável, nem criticar calmamente o que está sendo transmitido e compará-lo com nosso conhecimento prévio como o permite um livro – na velocidade individual de cada leitor. Quando o primeiro governo socialista assumiu na França, tentou fazer da TV um veículo educativo – para começar, acabando com os ‘enlatados’ americanos. A reação foi violenta: os telespectadores classificaram as transmissões como "chatas" e alguns disseram que a TV não era um veículo de transmissão de cultura – havia outros melhores para isso. Assim, se alguma emissora quiser transmitir um programa que exija concentração mental e raciocínio, os telespectadores em sua grande maioria vão mudar de canal.

Em palestras em que abordamos o problema da TV, costumamos recomendar aos participantes: "Se os senhores quiserem desenvolver seu pensamento, leiam. Se querem prejudicar seu pensamento, abafando-o cada vez mais, vejam TV." O famoso psicólogo Bruno Bettelheim escreveu (‘Parents vs. Television’, Redbook, Nov. 1963): "A TV aprisiona a fantasia, não a liberta. Um bom livro incentiva o pensamento e liberta-o simultaneamente". Jane Healey, em seu livro contra a TV Endangered Minds – Why Our Children Don’t Think (New York: Simon & Schuster, 1990), menciona prejuízos que os neurônios sofrem ao ser excitados indevidamente pela avalanche de imagens da TV.

É fácil verificar pessoalmente como o telespectador em geral não acompanha conscientemente o que está sendo transmitido. Basta repetir uma experiência relatada por F. Emery e M. Emery em seu livro A Choice of Futures – to Enlighten or to Inform? (Leiden: H.E.Stenfert Kroese, 1976), na qual telefonou-se para pessoas da cidade de San Francisco perguntando que notícias haviam acabado de assistir no jornal nacional americano. Pois metade das pessoas não se lembrava de uma única notícia sequer! Sugerimos repetir essa experiência sem naturalmente contar aos outros que ela será feita. Em particular, o estado de desatenção leva à conclusão de que a TV não tem quase efeito informativo e muito menos educativo. Marie Winn dedicou seu livro The Plug-in Drug (New York: Viking, 1979) a provar esses pontos, desmascarando por exemplo o mito de que o programa Vila Sésamo (‘Sesame Street’) tinha efeitos educativos. A falta de efeito educativo é constatada por M.A.Erausquin et alli, em seu livro Os Teledependentes (São Paulo: Summus Editorial, 1980), dizendo "Cada vez mais parece mais provado que a televisão em si é incapaz de ensinar praticamente nada." Não é difícil entender o porquê dessas características: a aquisição de informação deve ser um processo individual, lento e consciente. Por outro lado, educação requer, além de lentidão, interação e não-passividade, inexistentes na TV, e tem que ser necessariamente altamente contextual em relação a quem está sendo educado ou se educando. De fato, os pais sempre escolheram os livros que iriam comprar para suas crianças, verificando se são adequados à idade, maturidade, educação, etc. Uma professora dá uma aula levando em conta o que deu na aula anterior, o que foi dado na semana, mês ou ano passado, a particular situação dos alunos reais que tem em frente de si, etc. Nada disso se passa com a TV (e nem com o ensino com computador ou com a Internet!), um veículo de comunicação de massa, não tendo portanto nada de individual e contextual. É por isso que programas educacionais pela TV nunca deram os resultados esperados: alguém conhece alguma estatística de quantas pessoas aprenderam o que com os nossos programas educativos? Se um programa é seguido de uma aula com professor-gente que reveja e aprofunde o assunto transmitido, obviamente o efeito será da aula, e não do que foi observado com o aparelho. Cremos que do ponto de vista educacional a TV só tem lugar como reprodutor de vídeo, em brevíssima ilustração (alguns minutos), talvez depois da 6a série – desde que a professora discuta logo em seguida o que foi visto, repita o vídeo, discuta-o novamente, etc.

Talvez fosse interessante citar aqui um outro casamento perfeito com a TV. Como Jerry Mander chamou a atenção em seu livro, nunca se gastou tanto em propaganda quanto depois do advento da TV, e é nela que as grandes empresas investem mais na tentativa bem sucedida de fazer as pessoas comprarem a sua marca, o que não precisam ou o que é mais caro. Se a propaganda pela TV não tivesse sucesso, alguém acharia que essas grandes empresas gastariam centenas de milhões de dólares nessa atividade? Esse sucesso é justamente devido ao fato de os telespectadores estarem normalmente em estado semi-hipnótico, gravando toda a propaganda em seu subconsciente. Mais tarde, em um super-mercado, que justamente é feito para se poder ver e pegar todos os produtos, o comprador muitas vezes apanha, sem perceber, aqueles que estão gravados em seu subconsciente. Aí sim, temos o real efeito da TV: não é o de informar ou de educar, e sim de condicionar.

Ações – vontade – inativas e pensamentos abafados: sobram os sentimentos. Esses sim, são ativados, e como! São a única arma que as emissoras têm para atrair a atenção do telespectador. Pior, a única arma para que ele não passe do estado de sonolência para o sono profundo, o que seria um desastre em termos de audiência. Como escreveu B.S.Centerwall (‘Television and Violence – the Scale of the Problem and Where to Go From Here’, Journal of the American Medical Association, June 10, 1992, 267:22, pp. 3059-3063), o negócio das emissoras de TV não é de vender programas, mas de vender audiência para os anunciantes. Mesmo as TVs não-comerciais acabam caindo no mesmo padrão para atrair telespectadores, pois se não tiverem audiência perdem a justificativa de sua existência e seus funcionários ficariam desempregados. Portanto, se os sentimentos é que são ativados, vamos transmitir para eles! Agora pode-se compreender por que, como constatamos acima, as novelas transmitem em geral apenas os rostos dos atores: para que os seus sentimentos sejam bem transmitidos, sua expressão facial deve ser nítida. Se fossem transmitidos de corpo inteiro a grosseria da imagem faria perder essa expressão. Ora, as novelas têm como finalidade prender a atenção do telespectador justamente pelo forte da TV, os sentimentos, nesse caso provindos dos conflitos pessoais retratados. Portanto não se pode deixar de transmitir as emoções fingidas pelos atores, principalmente por meio de seus rostos.

Uma outra maneira de prender a atenção do telespectador é pelo excesso de sons, de movimentos e de cores. Neil Postman escreveu em Amusing Ouserlves to Death – Public Discourse in the Age of Show Business (New York: Penguin, 1985) que a TV tinha transformado tudo em ‘show’: a educação, a política, a religião, etc. Em termos educacionais, veja-se o exemplo da série ‘Beeckman’s World’, ‘O mundo de Beeckman’, onde experiências interessantíssimas e muito simples de Física eram transmitidas num verdadeiro festival de caretas, gritaria, com um homem em cena fantasiado de ratão, e pastelões. Isto é, demonstrações excelentes tinham que se dobrar à ‘linguagem’ dos ‘shows’. Estes justamente caracterizam-se pelo excesso de movimentos, sons exagerados e excitantes, cores berrantes. É mais uma maneira de atingir os sentimentos do telespectador e de fazê-lo não adormecer. Veja-se como a transmissão de um concerto de música clássica é transformada num ‘show’: a câmera não pára, focalizando ora a batuta do maestro, ora os movimentos do arco de um violinista, ora a audiência, etc. – em lugar de transmitir simplesmente o som, que é o que interessa. Em relação aos sons, note-se como muitos locutores falam gritado: eles têm consciência de que idealmente, nada pode ser calmo na TV, e com sua gritaria contribuem para prender a atenção do telespectador, e fazer com que este não passe do estado de sonolência para o sono profundo.

Uma parte dos truques usados pelos diretores de imagem para evitar o adormecimento do telespectador, é fazer a imagem mudar constantemente. Jerry Mander, no livro citado, relata em 1978 que nos EUA as imagens eram alteradas, nos programas comerciais, em média de 8 a 10 vezes por minuto, empregando-se para isso, além de mudanças totais de imagem, mudança de fundo (é o que ocorre quando um locutor vira-se, sem razão aparente, mudando a câmera), efeitos zoom, etc. No Domingo 9/1/2000 fizemos uma contagem de 10 minutos de um programa de auditório da SBT às 11:40 e obtivemos uma média de 11,3 mudanças de imagem por minuto. Logo em seguida, num intervalo para comerciais da Globo medimos 16,3 (!) mudanças por minuto. O extremo exagero da tentativa de despertar o telespectador encontra-se nos ‘video-clips’, verdadeiros ‘shows’ de histerismo.

Enfatizamos: se um programa transmitir algo delicado, sutil, calmo, ele será tomado com extremamente ‘chato’ pelo telespectador, que sentirá muito sono, levando-o a mudar de canal. A impossibilidade dessa transmissão resulta das características do próprio aparelho e o estado que ele induz no telespectador, e não do particular programa.

Pois bem, juntemos a grosseria da imagem aos sons berrantes e ao excesso de movimentos. O resultado é… violência! Violência é o que a TV transmite melhor! (O que já foi notado por Jerry Mander no livro citado.) Note-se como os esportes violentos, como o Futebol, ou os movimentados como o Basquete, são apreciados. E note-se como um jogo de tênis é monótono, apesar do esforço dos operadores das câmeras e do diretor de imagem. Cremos que a grande atração da transmissão das corridas de Fórmula 1 é a expectativa de um grande acidente - e quanto mais grave, melhor. O ideal é se o carro espatifar-se, pneus voarem para os alto, sendo uma explosão o máximo do que os telespectadores querem apreciar. Note-se o que ocorre depois de um desses acidentes: passa-se a repetir seguidamente as imagens do mesmo – afinal, aí é que a TV atinge o máximo da adequação do transmitido às características do aparelho e ao estado do telespectador. Em oposição, imagine-se a chatice que seria assistir pela TV um jogo de xadrez ou de Go!

Há possibilidade das transmissoras de TV mudarem por si próprias sua programação? Infelizmente, não. Como afirmou Centerwall no artigo citado, se o negócio das estações de TV é vender telespectadores aos anunciantes, elas jamais controlarão seus programas enquanto estes atraírem audiência. Cremos que o único meio de elas mudarem seria os telespectadores boicotarem seus programas. Infelizmente a conscientização das massas imbecilizadas justamente por assistir TV em vez de fazer algo que desenvolva a capacidade de pensar, a consciência, sensibilidade e ação, é praticamente nula. Precisamos enfatizar que, mesmo mudando sua programação para conter menos violência, a TV continuaria sendo altamente prejudicial, principalmente para crianças, por abafar a consciência e o pensamento, e aniquilar a vontade (uma vez um aluno nos escreveu que, depois de ouvir nossos argumentos contra a TV, e ficar convencido de que estávamos corretos, chegou em casa e tentou não ligá-la, mas não o conseguiu!). Nesse sentido, o título do livro citado de Marie Winn, comparando a TV a uma droga que causa dependência, é absolutamente adequado.

Qual o problema de assistir violência ou outras imagens e sons inconvenientes? Além da deseducação dos sentidos e dos sentimentos, o problema é que o ser humano grava tudo o que vivencia, a maior parte em seu subconsciente. Por exemplo, se uma pessoa encontrar um conhecido e não reparar conscientemente na cor de seu sapato, não se lembrará da mesma. Mas se, no dia seguinte, ela for hipnotizada, lembrará perfeitamente daquela cor. (Entre parênteses, para nós esse efeito de gravar tudo é uma indicação de que temos uma memória infinita, e portanto o ser humano não é uma máquina.) Assim, todas as milhões de imagens de violência assistidas ficam também gravadas para sempre, em sua quase totalidade no subconsciente. Em uma situação de ‘stress’, de emergência ou de ação inconsciente, elas podem influir na atitude, nas ações, nos pensamentos e nos sentimentos. É por isso que a propaganda pela TV funciona melhor que por outros meios: ao ver caixas de diferentes sabões em pó no supermercado, todas de mesmo tamanho, talvez de mesmo preço, praticamente de mesmo conteúdo (o que talvez muda é um perfumezinho) o que a compradora escolherá? Sem querer, aquela marca que ficou gravada em seu subconsciente. Da mesma maneira, em uma situação especial, principalmente de inconsciência (devido a tensão, drogas, emergência, etc.) uma pessoa pode agir ou reagir seguindo os atos violentos que assistiu pela TV ou pelo cinema. (Há pequenas diferenças entre o cinema e a TV, mas não vamos nos estender sobre esse aspecto.) Talvez isso explique o trágico acontecimento passado em São Paulo, de um jovem que atirou em espectadores em um cinema, justamente em um filme – que ele tinha visto – com muitos tiros e arma parecida. Talvez assim se possa compreender por que jovens metralham seus companheiros de escola, por motivos aparentemente fúteis.

Há muito se conhece resultados de pesquisas mostrando que crianças, logo após assistir programas violentos, reagem mais agressivamente do que outras que não os assistiram. R.M.Liebert et alli, em The Early Window – Effects of Television on Children and Youth (New York: Pergamon 1982) faz uma resenha de pesquisas sobre efeito de violência em TV; a quase totalidade dos resultados mostra o efeito violento que ela causa a curto prazo. Mas foi justamente o já citado Centerwall que mostrou pela primeira vez, por meio de estatísticas, que havia uma alta correlação entre o aumento do número de aparelhos instalados em países ou regiões que não tinham TV, e o aumento, cerca de 15 anos depois, do número de homicídios. Isto é, foi a primeira demonstração de efeito da violência a longo prazo. Quem sabe leva cerca de 15 anos depois de assistir programas violentos na TV, para crianças atingirem uma idade em que podem ter a força e acesso às armas para matar outros. Ou quem sabe leva 15 anos para que as imagens violentas acumulem- se ou trabalhem no subconsciente a ponto de influenciar o comportamento das pessoas. A situação é mais perigosa com jovens (aos 20 anos, eles em média já assistiram mais de 20.000 horas de TV, 20.000 horas de lixo gravado no subconsciente!), que ainda não desenvolveram sua consciência moral a ponto de controlarem seus atos como adultos deveriam ser capazes de fazer. Animais não têm auto-consciência, isto é, não refletem antes de fazer alguma ação. Eles são simplesmente levados pelos seus instintos ou pelo condicionamento. É o ser humano, esse não-animal, que pode pensar nas conseqüências de seus atos antes de fazê-los, usando para isso sua moral, que obviamente os animais não possuem. Mas para isso ele tem que estar em plena consciência e, se estiver em inconsciência, ser dominado por bons instintos, adquiridos com uma educação para o bem e a ação social – antítese do que é mostrado em programas violentos. Assim, pode-se dizer que a TV animaliza o ser humano.

O que fazer? Em primeiro lugar, estudar, observar e refletir sobre o que é o aparelho de TV e o estado que ele impõe nos telespectadores. Se se chegar a conclusões semelhantes às nossas, o mais simples é não ter. Se o aparelho existe em casa, principalmente se for de fácil acesso, haverá uma luta constante para não ligá-lo ou desligá-lo. Essa luta está fadada ao insucesso se houver crianças em casa, pois estas não podem compreender o mal que ele faz. Por isso não tivemos TV até nossa filha mais nova tornar-se adulta. Como nunca tivemos TV, esta não fazia parte do ambiente e as crianças não sentiam sua falta: estavam acostumadas a improvisar continuamente brincadeiras, a ler muito, a tocar instrumentos musicais, etc. Marie Winn, no livro citado, conta o caso de um jornal de Denver, no Colorado, que convocou famílias a desligar a TV por 1 mês. 100 se inscreveram, e 25 foram até o fim. Todas estas relataram depois como o começo foi difícil, mas como no fim todos os envolvidos estavam entusiasmados, tendo arranjado várias atividades úteis para fazer. No entanto – veja-se o poder desse aparelho – todas essas 25 acabaram voltando para a TV depois de terminada a experiência! Se houver uma razão muito especial para ter uma TV em casa, ela deve ser colocada em um local de difícil acesso, talvez trancada em um armário. Deve ser de lá retirada apenas quando se decide conscientemente assistir um determinado programa (se bem que duvidamos da necessidade de assistir qualquer coisa pela TV – nós e nossa esposa simplesmente não a assistimos, apesar de ainda a termos em casa, e não sentimos a mínima falta dela.). Depois de assistir apenas o programa escolhido, deve-se colocá-la novamente no local trancado. A TV não deve fazer parte do lar, pois destrói a vida familiar ou, se a pessoa mora sozinha, não permite que ela tenha uma vida interior de calma e reflexão. Alguns pais podem criticar-nos dizendo que estamos sendo um pouco radicais. Não, não é verdade, estamos sendo é totalmente radicais, mas é essa a atitude que se deve tomar em educação frente àquilo que se reconhece como mal para as crianças e jovens. Os pais não são radicais em não deixar seus filhos pequenos guiar carro (sim, há algumas aberrações nessa área), em tomar álcool ou drogas, em não deixá-los brincar com armas verdadeiras (aliás, alguém pode achar alguma boa razão para crianças brincar com armas de brinquedo, brincar de matar outros)? É obrigação dos pais dirigirem seus filhos, orientarem-nos e não dar-lhes total liberdade, achando que se não o fizerem criarão traumas, fruto de um psicologismo moderno. As crianças e os jovens sabem inconscientemente que não têm experiência de vida e que precisam ser guiados. E a primeira coisa a fazer é eliminar de casa o que é prejudicial do ponto de vista educacional. Esperamos ter deixado claro que a TV é prejudicial nesse sentido, independentemente do programa sendo transmitido, e muitíssimo pior ainda nos casos de programas violentos – talvez a grande maioria. Uma parte dessa maioria está nos desenhos animados, essa aberração caricata do mundo, talvez adequada para adultos quando transmitem uma crítica social – origem da tiras –, mas jamais para crianças que deveriam receber uma imagem real do mundo, que deveriam respeitar, e não uma caricatura da qual só se pode rir. A TV, e em particular seus programas violentos, fazem com que as crianças deixem de ser infantis, como chamou a atenção Neil Postman em um livro de 1994, recém traduzido como O Desaparecimento da Infância (Rio de janeiro: Graphia Editorial, 1999).

Infelizmente, é quase impossível, devido à natureza do aparelho, que o casamento perfeito entre a TV e a violência seja desfeito. Nós é que temos que nos mudar, conscientizando-nos dos prejuízos causados por esse aparelho, e dele nos desligarmos. Qualquer pequeno benefício que ele pode trazer é prejudicado de longe pelos enormes prejuízos que ele nos causa, em particular às nossas crianças e jovens. Só que elas não podem reagir sozinhas – cabe a nós tomar a única atitude possível: impedir o acesso delas a esse aparelho verdadeiramente diabólico. Tenham coragem e iniciativa para experimentar e verão em suas crianças resultados fantasticamente positivos.

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