quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Etapa 2: Atividade 2 - Pesquisa: ferramentas para comunicação e interação


Falando sobre Blogs


O surgimento de blogs, deu-se lá pelos idos de 1990. Aproximadamente na segunda metade da década de 90, Tim Berners-Lee publicou o Blog “What’s New?”. No Brasil, os primeiros registros foram de dois blogs: a) Marcos Zamorin, www.zamorin.eti.br, no ano de 2000; b) e o da gaúcha Viviane Menezes, www.wiredkitsune.net/weblog, que começou a postar em fevereiro de 1998.

Hoje temos infinitos blogs. Cada um com objetivos específicos. Mas de maneira geral um blog serve para apresentar informações, imagens, ser um diário pessoal, compartilhar materiais, etc.

Na área educacional, muitas escolas, professores e alunos se utilizam de blogs para interação e divulgação de trabalhos e atividades. Fazemos aqui uma rápida classificação (existem outras) dos tipos de blogs existentes:

Blogs Pedagógicos: Através deles professores disponibilizam materiais, atividades, projetos, etc., para uma interação com seus alunos. Nele o professor é o mediador fazendo com que o aluno através da interação, da co-autoria adquira aprendizagens significativas.

Blog da Escola: Blog onde são divulgadas as atividades desenvolvidas pela escola, promoções, prêmios, etc. Em alguns há divulgação de trabalhos destaques de alunos e professores.

Blog da Turma: Parecido com o blog da escola, entretanto funciona como um diário de uma turma específica.

Blog do aluno: Utilizado para o aluno registrar seus avanços, estudos, pesquisas, fatos relevantes, etc.

Blogs Temáticos: Abordam determinados temas específicos.

Blogs Pessoais: São um diário pessoal. Ali o blogueiro coloca coisas que considera importante dos mais variados temas.

Apresentamos a seguir alguns exemplos de blogs de professores, de escola e de turma e também alguns blogs onde são postadas atividades desenvolvidas por/ com alunos. Entre esses últimos temos alguns blogs colaborativos:

Blogosfera Marli (http://blogosferamarli.blogspot.com/)
Bloguinfo (http://bloguinfo.blogspot.com/)
Blog da Escola José Mendonça Vergolino (http://jmvergolino.blogspot.com/)
Blog da Turma 81 (http://lpturma81.zip.net/)

Equipe Atitude (http://equipeatitude.blogspot.com/)
Fantasia e Ludicidade na escola (http://fantasiaeludicidadenaescola.blogspot.com/)
Maria Rapaz (http://mariarapaz30.blogspot.com/)
Varal de poesia (http://varaldepoesia.blogspot.com/)
Voo BFP (http://voobpf.blogspot.com/)
Palavra Aberta (http://palavraaberta.blogspot.com/)

Por serem gratuitos e de fácil manuseio, os blogs na área educativa oferecem infinitas potencialidades. Entre elas citamos: possibilitam acesso a informação específica, já organizada; permitem que sejam publicadas de maneira simples, as produções de alunos, professores, da comunidade escolar; permitem ao professor a disponibilização da informação necessária aos alunos; possibilitam a divulgação de atividades; sendo possível também, o que deve ser considerado de suma importância, a interação existente entre alunos, professores e utilizadores.

Entretanto às vezes é preciso ter cuidados. Nem todos os blogs apresentam informações corretas. Cuidados também são necessários na hora de postar. Fotos, textos de outras pessoas exigem permissões.

Finalizando, pode-se dizer que usar blogs em educação é um passo para promover a modernização ou a mudança na educação. Sendo eles portfólios digitais, espaços de intercâmbio e colaboração, de debate ou de integração, funcionam como poderosos recursos pedagógicos, intervindo directamente no processo de ensino e de aprendizagem e potenciando a interacção família/escola.



Fontes de pesquisa:
http://vivacomletras.blogspot.com/2008/10/potencialidades-do-blog-na-educao.html
http://blogvme.blogspot.com/

Um comentário:

  1. òtimo texto, fácil compreensão, tomamos a liberdade de usá-lo em nossa oficina sobre blog

    ResponderExcluir