Tocador: “Programa África-Brasil”
Transcrição do áudio:
(Vinheta sonora e som ao fundo)
Locutor: Estudar a África, agora é lei. Vá além do que você pensa que sabe.
(Cantora, música e Coro)
O sol nasce todo dia.
E vem de lá.
Entre o Oriente e Ocidente
Onde fica?
Qual a origem da gente?
Onde fica?
África fica no meio do mapa do mundo do atlas da vida.
Áfricas ficam na África que fica lá e aqui África ficará.
(Fim da música*)
Locutor 1: É com grande prazer que damos as boas vindas à lei 10.639! A lei que inclui a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira no currículo das escolas de todo Brasil.
(Cantor e música)
A felicidade do negro é uma felicidade guerreira**.
Locutor 1: A LDB, Lei de Diretrizes e Bases, regulamenta o conteúdo das disciplinas na Educação. Movimentos negros acharam que estava faltando algo significativo nessa legislação. Foi por isso que no dia 9 de janeiro de 2003 foi aprovada a Lei 10.639, que inclui incentivo à temática de História e Cultura afrobrasileira no currículo oficial da rede de ensino do país. E o que foi modificado desde então? Você sentiu a diferença?
Locutor 2: A Lei tem como objetivo estimular o estudo e reflexão sobre a História e Cultura dos afro-brasileiros, como meio de reconhecer e valorizar a contribuição afro-brasileira e africana, e legitimizar os direitos sociais da comunidade negra do país. Observando a população brasileira, percebe-se que a descendência africana é predominante. Quando o assunto é cultura então, influência negra e história do Brasil são indivisíveis. A lei, como uma medida de ação afirmativa, pretende também corrigir, ou ao menos amenizar, os efeitos dos preconceitos e estereótipos impostos à população negra. Como conseqüência da discriminação e do racismo, a desigualdade social entre brancos e negros também se mostra como algo a ser
combatido pela Lei 10.639.
Locutor 1: Mas o que será que as pessoas já sabem sobre essa importante Lei? Para nos ajudar a entender melhor a questão, o Douglas foi à escola pública e a Peruca foi à escola particular. E perguntaram às suas professoras sobre o que elas sabem e pensam sobre a Lei 10.639.
Repórter: Você conhece a Lei 10.639?
Profa. Rosemeire: Conheço. É a da consciência negra, não é?
Repórter: E qual é a importância da implantação da educação das origens africanas dentro do sistema brasileiro de educação, e para a sua matéria principalmente?
Profa. Rosemeire: Literatura? Principalmente porque dentro da realidade nacional nós sempre sofremos influência da mitologia greco-romana, porque nós fomos colonizados e dominados pelos europeus, e eles trazem, então, num sentido de dominação, uma cultura que tem uma origem nórdica. Então, nós aceitamos com freqüência os contos de fadas que têm uma origem celta, uma origem nórdica, européia. A figura dos mitos, como a bruxa, a madrasta malvada. E até aceitamos as lendas indígenas. Mas quando chega em relação ao trabalho com a mitologia ou a crença afro-brasileira, as famílias têm resistência.
(Vinheta musical)
Repórter: Você acredita que com a nova lei que implantaram agora, os professores vão estar mais capacitados para o ensino de História em geral em relação a esse tema?
Profa. Iolanda: Acho que os professores precisariam ter uma formação. A carência que a gente tem na educação é justamente isso: a falta de formação dos professores para poder trabalhar com os conteúdos. Então, a gente não... Nós precisamos, quando a gente pensa "vamos fazer uma História da África", a gente tem que pensar primeiro que a gente faz muito mal e parcamente a História do Brasil. E que as informações que a gente tem, via meios de comunicação, de História do Brasil, existem erros crassos, erros extraordinários, que passam como verdade absoluta. Então, eu acho que está faltando mesmo é que a gente tenha uma formação mais apurada dos professores para trabalhar.
(Vinheta musical)
Locutor: Agradecemos às professoras por suas contribuições na reflexão sobre a importância da Lei. Como vocês perceberam, nós não estamos muito bem informados sobre as nossas raízes. E com a aplicação da Lei 10.639, será possível entender quem somos e quem nos tornamos. A Lei nos dará a chance de resgatar a História que ficou submersa no preconceito e discriminação disseminados desde o regime escravista. Essa é uma das vitórias da resistência de um povo que sobrevive hoje para reivindicar o direito de contar sua própria trajetória.
(Som de berimbau - sobe, desce e termina)
* Música: Trecho da música "África" (Sandra Peres, Paulo Tatit e Arnaldo Antunes) Ed. Palavra Cantada/ Rosa Celeste – CD PÉ COM PÉ
http://www.palavracantada.com.br/final/cds_detalhes.aspx?idCD=51
**Música: Trecho de “Zumbi (A felicidade guerreira)” de Waly Salomão e Gilberto Gil. Intérprete: Gilberto Gil.
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