terça-feira, 30 de junho de 2009

Links interessantes sobre Rádio na Escola

http://200.130.3.122/
Página da Rádio Escola MEC – Apresenta uma série de programas radiofônicos educativos que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares em todo o país

http://www.portalgens.com.br/imprensa/web/novaescola.htm
Um artigo da Revista Nova Escola onde se fala sobre os motivos para levar o rádio para a escola.

http://www.educacional.com.br/netdays/brasil/c_proj_2.asp
Apresenta um projeto de Rádio Escolar Virtual

http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/78.pdf
Material interessante para leitura, onde é relatado e analisado o trabalho de implementação de uma Rádio Escolar numa escola de Ensino Fundamenta na cidade de Caxias do Sul

http://radiofonicaescolar.blogspot.com/
Blog que apresenta todo um projeto sobre Rádio na Escola.

http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/
Artigo sobre rádio escolar com algumas dicas e materiais utilizados

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/educom/ProducaoRadio.pdf
Texto que fala sobre aspectos Relevantes para o processo de produção de um programa de Rádio Escolar

http://radiorecreio.podomatic.com/
Programas desenvolvidos pela Rádio Recreio dentro do Projeto da oficina de rádio escolar do PET José Emygdio de Oliveira, Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro, RJ

http://caicmariano.podomatic.com/
Outras experiências – Rádio da Escola CAIC MARIANO COSTA

http://instituto.podomatic.com/
Rádio Criança - E. M. Flávia Dutra e no Instituto Francisca de Souza Peixoto

http://joaocosta.podomatic.com/
Rádio Escola João Costa

http://www.usp.br/nce/manual/paginas/
Como montar uma rádio na escola – manuais de implementação

http://www.eb23-moure.rcts.pt/radio_escolar.htm
Rádio escolar - Portugal – alguns programas

http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/8/88/GT6_-_019.pdf
Artigo abordando o tema Radio na escola: o jornalismo como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem

http://www.youtube.com/watch?v=whzq91rsMy8&feature=related
Vídeo abordando o tema Rádio escolar

http://escolacomradio.blogspot.com/
Blog com um rico material técnico

http://www.pmf.sc.gov.br/nte/radio.html#nte
Projeto desenvolvido pelo NTE Florianópolis

http://www.escolabrasil.org.br/
Projeto MEC – Escola Brasil patrocinado pelo MEC-SEED, co-produzido pela ONG Escola Brasil Apresenta um programa diário de 30 minutos. É possível acessar a listagem dos programas para ouvir online ou ainda fazer download dos arquivos. O material é rico e trata de assuntos variados.

http://radiodopilar.blogspot.com/
Blog que mostra diversas fases do Projeto Fala Aí Escola desenvolvido no Colégio Coronel Pilar – Santa Maria/RS. Tem um rico material sobre Audacity.

Categorias de Rádio

Ao longo das últimas décadas o rádio sofreu várias mudanças quanto aos aspectos jurídicos, culturais e sociais.

A classificação proposta não pretende ser definitiva nem consensual, mas apenas deseja contribuir para uma visão geral das principais características que definem o sistema de radiodifusão no Brasil.

Cabe ressaltar que o Governo Federal controla o uso das ondas eletromagnéticas, responsabilizando-se por distribuir a concessão que garante a associações ou empresas a autorização para operar uma emissora com os mais variados propósitos entre os quais educar, informar, entreter e mobilizar a sociedade civil.

Educativa
As rádios educativo-culturais funcionam na faixa das rádios comerciais, porém com o intuito de divulgar e veicular conteúdos educativos e culturais. Geralmente pertencem a universidades ou ao governo (as estatais educativo-culturais) e funcionam como difusoras das informações jornalísticas, das produções culturais e do conhecimento científico.

Pública
São rádios mantidas pelo poder público. Predominavam na Europa antes do surgimento das rádios piratas e livres, que insistiram por um uso mais popular do veículo. A Radiobrás, que produz o programa “A Voz do Brasil” é exemplo de rádio controlada pelo governo. Internacionalmente, a emissora pública mais conhecida é a BBC de Londres que apesar de pública também é mantida por “assinantes da rádio”, como na época dos radioamadores.

Livres
Surgiram na Itália em 1975 como resultado do esforço de técnicos apaixonados pelo veículo, que questionavam o monopólio de distribuição das concessões de rádio pelo Governo. Logo depois, o movimento explodiu na Europa e se espalhou para o mundo todo. No Brasil, a rádio livre foi implantada em Sorocaba (interior de São Paulo) quando grupos de jovens montaram pequenas estações móveis de rádios. As emissoras livres ocupam faixas destinadas às rádios comerciais, sem autorização do governo.

Piratas
As rádios piratas surgiram na Inglaterra, financiadas por empresas multinacionais. Com o objetivo de romper o bloqueio estatal das telecomunicações, tais rádios foram montadas em navios ancorados fora das águas territoriais inglesas, nos quais eram hasteadas bandeiras características dos corsários, daí a origem da expressão “rádios piratas”.

Rádios Comunitárias
O principal objetivo das rádios comunitárias é servir à comunidade, constituindo-se em um espaço propício para o exercício da cidadania, por meio da gestão coletiva, participação plural e programação local. No Brasil, a lei que regula o funcionamento das rádios comunitárias foi elaborada em 1998 pelo Congresso, restringindo seu alcance ao raio de no máximo 1000 metros, operando somente na faixa de 87,9Mhz FM. Pode-se dizer que as rádios comunitárias brasileiras, tal qual como concebidas hoje, surgiram a partir do acúmulo das experiências do uso do rádio como instrumento participativo e democrático.

Restritas
As rádios restritas funcionam na faixa de 220Mhz a 270Mhz, não são captadas nos rádios convencionais, pois só podem ser ouvidas em aparelhos ou caixas receptoras “especiais”. Ultimamente têm sido utilizadas com sucesso em algumas escolas que conseguem montar sua própria emissora de rádio transmitindo programas num raio de aproximadamente 100 metros, o suficiente para serem sintonizados no pátio, nas salas de aula, no corredor, na quadra.

Virtual ou Web Rádio
As rádios virtuais são as que podem ser ouvidas pela Internet. É uma modalidade de rádio que tem crescido muito devido a seu baixo custo, comparado à estrutura tecnológica de transmissão de uma emissora comercial. A variedade de recursos propicia formatos de web rádios que podem mesclar fotos e textos com músicas e a disponibilização de arquivos sonoros. Muitas vezes o internauta pode montar sua própria programação ou seleção musical. A principal vantagem da web rádio é que pode ser ouvida em qualquer ponto do planeta.

Comercial
As rádios comerciais são administradas por empresas com fins lucrativos, que se tornam viáveis economicamente por meio da inserção de publicidade em sua programação. A maioria das emissoras no Brasil é comercial, atingindo consideráveis fatias da audiência, com predomínio do entretenimento nas FMs e do jornalismo nas AMs. Muitas destas emissoras, além de atuar regionalmente também formam redes.

Fonte: E-Proinfo

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Projeto Rádio

Justificativa
Os canais de comunicação vem sofrendo muitas inovações ao longo dos anos, estando a Internet a frente das maiores mudanças. Hoje encontramos sites institucionais, empressariais, educacionais, pessoais e Blogs como fonte primária de informação para jornais importantes. Possibilitar que a comunidade escolar possa passar de expectadora dessas informações à produtora de informações, nos canais de comunicação é um trabalho que traz muitos benefícios a prática pedagógica enriquecendo a forma de aprender. Fazer isso de maneira Interativa, de forma a abrir as janelas do mundo para os educandos, criar possibilidades de comunicação com pessoas de locais geográficos diferentes, possibilitando aos educandos ampliarem sua visão de mundo, posicionar-se sobre diferentes assuntos e saber trabalhar com as críticas recebidas.

Objetivos
* Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos através de diferentes mídias;
* Proporcionar ambiente para Interação entre educandos e professores de diversas cidades;
* Divulgar para a comunidade escolar, em especial para professores, a viabilidade e as vantagens de se desenvolver projetos dessa natureza em escolas públicas;
* Discutir questões de direitos autorias, copyright x copyleft, Creative commons; afim de sensibilizar os alunos para a responsabilidade na disponibilização de material na Internet e outras mídias;
* Aprimorar os conhecimentos dos alunos quanto às características da linguagem de rádio, em especial, da rádio novela;
* Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa e investigação;
* Estimular os alunos a realizarem ações, na comunidade em que vivem, sobre a temática do projeto.

Procedimentos Metodológicos
* Encontros semanais com participação dos professores, alunos e assessores pedagógicos do CRTE de Foz do Iguaçu, afim de organizar as atividades.
* Assessoria ao desenvolvimento do projeto em todas as etapas: pesquisa, estudo do tema e dos conteúdos e nas produções no laboratório de informática.
* Realizar pesquisas na Internet e biblioteca com discussões posteriores entre os alunos, professores e assessores pedagógicos do CRTE de Foz do Iguaçu sobre temas como: tecnologia na sala de aula, direitos autoriais, linguagem, rádio, ferramentas de comunicação e interação, desenvolvimentom sustentável, meio ambiente e questões locais relacionadas ao tema; afim de propor ações para desenvolvimento do projeto Radio Virtual (Novela).
* Produzir com os alunos e professores envolvidos, com auxílio de computador e outras ferramentas, programas de rádio para disponibilizar na Internet e rádios locais.
* Inserir no Blog: http://www.escolabr.com/blog do projeto, registros dos participantes, disponibilizando a possibilidade de interação dos “expectadores” por meio de comentários no site.

Ações já desenvolvidas pela Assessoria Pedagógica
* Contato com escolas e professores de língua portuguesa na 1a. série do ensino médio, buscando parceiros que aceitassem o desafio de produzir uma rádio novela virtual;
* Apresentação e sensibilização da direção da escola, da equipe pedagógica e da professora para aceitação no projeto;
* Trabalho de sensibilização e estímulo junto aos alunos, visando ao engajamento destes e da professora para aceitação do projeto;
* Contatos buscando colaboradores para o projeto;
* Pesquisas em material on-line e impresso sobre ferramentas a serem usadas no projeto, rádio, rádio novela e desenvolvimento sustentável;
* Apresentação para os alunos, da Internet e dos recursos que esta disponibiliza, bem como, a maneira de como utilizá-los;
* Exibição de vídeo estimulador para o projeto;
* Exibição e comentários de um vídeo sobre a história da rádio no Brasil;
* Debates com os alunos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, desenvolvimento sustentável e rádio novela;
* Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico em pesquisas on-line sobre os assuntos relacionados aos temas em questão;
* Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico nas postagens realizadas no blog do projeto;
* Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico na realização de audioconferência;
* Viabilização de equipamentos técnicos (os que a escola não dispõem) para a realização das atividades;
* Transporte próprio para o deslocamento até a escola e demais atividades que envolvem o projeto;
Interação on-line com os interessados no projeto de outras regiões.

Cronograma

MAIO
1. Pesquisa e elaboração do projeto;
2. Procura de uma escola que se adequasse ao perfil do projeto e aceitasse realizá-lo;
3. Contato com a escolas e professores do ensino médio, buscando parceiros que aceitassem o desafio de explorar novas ferramentas tecnológicas para produzir uma rádio novela virtual;
4. Apresentação e sensibilização da direção da escola, da equipe pedagógica e da professora para a aceitação do projeto;
5. Trabalho de sensibilização e estímulo junto aos alunos, visando ao engajamento destes no projeto;
6. Contatos buscando colaboradores para o projeto.

JUNHO
7. Exibição de vídeo estimulador para o desencadeamento das ações do projeto;
8. Pesquisas em material on-line e impresso sobre as ferramentas a serem usadas no projeto, rádio, rádio novela e desenvolvimento suatentável;
9. Apresentação para os alunos, da Internet e dos recursos que esta disponibiliza, bem como, a maneira de como utilizá-los;
10. Exibição e comentários de um vídeo sobre a rádio no Brasil;
11. Debates com alunos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolvimento sustentável e rádio novela;
12. Primeiras produções de textos pelos alunos sobre o tema em questão;
13. Orientação aos alunos e suporte ténico pedagógico em pesquisas on-line sobre os assuntos relacionados aos temas em questão;
14. Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico nas postagens realizadas no blog do projeto;
15. Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico na realização de audioconferência;
16. Viabilização de equipamentos técnicos (os que a escola não dispõe) para a realização das atividades propostas;
17. Organização dos alunos em equipes, afim de distribuir as diferentes tarefas a serem executadas durante o desenvolvimento do projeto;
18. Transporte próprio para deslocamento até a escola e as demais atividades que envolvem o projeto;
19. Interação on-line com interessados no projeto de outras regiões;
20. Palestra sobre o rádio - história e características de sua linguagem;
21. Assessoria pedagógica na criação do roteiro da rádio novela;
22. Assessoria pedagógica na adaptação dos textos (narrativos) dos alunos ao texto de novela para o rádio (primeiro capítulo);
23. Gravação em áudio dos capítulos produzidos;
24. Disponibilização na Internet do material produzido;
25. Supervisão e suporte técnico pedagógico às equipes do projeto;
26. Estímulo ao desenvolvimento de ações na comunidade em que a escola se localiza visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;

JULHO
27. Estímulo ao desenvolvimento de ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
28. Assessoria pedagógica na adaptação dos textos (narrativos) dos alunos ao texto de novela para o rádio (próximos capítulos);
29. Supervisão e suporte ténico pedagógico às equipes do projeto;
30. Gravação em áudio dos capítulos produzidos;
31. Disponibilização na Internet do material produzido;

AGOSTO
32. Ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
33. Assessoria pedagógica na adaptação dos textos (narrativos) dos alunos ao texto de novela para o rádio (capítulos finais);
34. Supervisão e suporte técnico pedagógico às equipes do projeto;
35. Gravação emáudio da novela produzida;
36. Disponibilização na Internet do material produzido;

SETEMBRO
37. Ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
38. Avaliação do material produzido e do processo de produção, afim de que se realizam possíveis ajustes;
39. Socialização de todo o processo com os interessados no projeto via Internet;

OUTUBRO
40. Ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
41. Preparação do material a ser exposto no "Com Ciência";

NOVEMBRO
42. Participação no "Com Ciência" - etapa: Cascavel;
43. Ações na comunidade em que a escola esta localizada visando à conscientização de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
44. Elaboração do relatório final.

Recursos
* Ambiente presencial conectado na escola;
* Ambiente presencial conectado na CRTE;
* Biblioteca escolar;
* Sala de aula;
* Retroprojetor;
* Microfone;
* Webcam;
* Câmara fotográfica digital;
* CD;
* Pendrive;
* Softwares gratuitos disponíveis na Internet;
* Vídeo;
* Televisão;
* Fita VHS (filmes);

Propostas de Encontros
Trechos do Filme "Céu de Outubro" em cada aula.

Aula 1 - Apresentação do Projeto, diferentes tipos de canais de comunicação na internet: Blogs, Flogs, Portais interativos, Orkut e Podcasts.
Temas que podem surgir: Ipodder Apple computers Compra de músicas pela internet Importância dos Registros Super Exposição
Aprendendo a "postar" no Blog do projeto [1]

Aula 2 Verificar se existem comentários no Blog do Projeto. Gravar (audio) entrevistas com os alunos e professores para saber as expectativas quanto ao projeto. Começar a discutir ações para o formato do programa. Lei de Direitos autorais. Creative Commons

Aula 3 Ouvir o podcast criado com as entrevistas da aula passada. Começar produzir o primeiro podcast
 


Fonte: EscolaBR

Projeto de Implantação de Rádio em Escola

Introdução

A Escola, considerando o espaço físico e a comunidade escolar composta por professores, funcionários, alunos, pais de alunos e equipe diretiva, tem valor fundamental na formação do cidadão, influenciando os participantes e o entorno dela para o exercício da cidadania de forma positiva, coerente com o que a sociedade espera em termos de atitudes frente aos mais variados aspectos exigidos para a construção de um mundo melhor.

Professores e funcionários veem-se envolvidos em um processo que investe na formação de seres humanos, portanto de grande responsabilidade. A preocupação maior é levar a filosofia da escola a todos e contar com a execução do Projeto Político-Pedagógico - PPP, discutido e implementado junto à aprovação do Conselho Escolar - CE, Círculo de Pais e Mestres - CPM e demais órgãos colegiados que houver no âmbito escolar, bem como contando com a aprovação da mantenedora – Coordenadoria Regional de Educação - CRE.

Nesta busca de executar sua prática, cada vez melhor, os professores, principalmente, no trabalho direto com o alunado, aplicam metodologias para alcançar a construção de conhecimentos e, portanto, chegar à aprendizagem. Sendo assim, uma maneira de conquistar a atenção é montando uma Rádio na Escola, a qual esteja integrada às propostas pedagógicas defendidas no PPP. A implementação de Rádio na Escola, além de necessitar recursos financeiros, precisa de espaço físico que suporte os equipamentos. A Direção, junto com os responsáveis pelo financeiro, devem, através de pesquisa, recolher orçamentos, bem como efetuar a compra da aparelhagem básica para pôr em prática o Projeto de Implantação de Rádio na Escola.

O trabalho ocorre nas disciplinas discriminadas no presente Projeto e sob a responsabilidade dos professores que lecionam tais disciplinas, contando com a execução final sendo cuidada pelos alunos destas turmas em sistema de rodízio, conforme consta no teor deste estudo.

Objetivo principal:
- Implementar uma Rádio na Escola para divulgar os propósitos pedagógicos da escola, divertir e informar.

Objetivos específicos:
- Promover a comunicação no âmbito escolar de forma aberta e transparente;
- Divulgar atividades, eventos, etc. a todos os frequentadores da Escola;
- Divertir a todos com anedotas, piadas e músicas alegres, dançantes, com letras interessantes;
- Permitir o conhecimento das atividades da Escola sem a necessidade de envio de correspondência ou recado nas salas de aula;
- Formar sujeitos conscientes do papel da comunicação e da liberdade de expressão.

Público alvo:
- Toda comunidade escolar.

Cronograma:

ATIVIDADE/PERÍODO/ENVOLVIDOS
Reunião para avaliação da implantação de Rádio na Escola entre os componentes dos órgãos colegiados.
De março a abril de 2008.
Representantes da Equipe Diretiva, Conselho Escolar, Círculo de Pais e Mestres, Clube de Mães, Grêmio Estudantil.

Levantamento de necessidade de equipamentos – aparelhagem básica, colhendo orçamentos.
Primeira Quinzena de abril de 2008.
Membros colegiados escolhidos na reunião inicial.

Compra e instalação da Rádio.
Segunda quinzena de abril de 2008.
Técnicos contratados.

Estudo sobre a história do Rádio, sua importância como meio de comunicação, e seu funcionamento (como manejar os equipamentos, como gravar os programas, como eleger a melhor música, etc.) E
m março, abril e maio de 2008, mais especificamente, porém é relevante que os estudos prossigam durante todos os meses de funcionamento da Rádio.
Professores de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação, e alunos das 3 séries do Ensino Médio.

Montar vinhetas com fundo musical e gravar.
Maio de 2008.
Turmas de 1ª série do Ensino Médio.

Selecionar músicas com musicalidade e letra condizente com ambiente educacional.
Maio de 2008.
Turmas de 2ª série do Ensino Médio.

Analisar as informações de todos os setores da Escola para divulgar em dias e horários onde serão mais escutados.
Maio de 2008.
Turmas de 3ª série do Ensino Médio.

Pôr em prática o Projeto com programas diários, com estilos diferentes de músicas e formato.
Junho de 2008.
Grupos escolhidos pelos professores, através de sorteio, integrando as 3 turmas do Ensino Médio.

Analisar o impacto e o alcance do Projeto com o fim de melhorar a cada programa.
A cada trimestre, em assembleia geral, aceitando a opinião de todos.
Todos os envolvidos diretamente e indiretamente com o Projeto.

Considerações Finais:
Em assembleia, divulgar os resultados obtidos com a implantação da Rádio na Escola, desde a integração dos alunos entre diferentes turmas, séries, assim como na facilidade de divulgação dos eventos da Escola, das atividades entre professores e alunos, e demais informações importantes ao contexto escolar.

Mostrar que a valorização da comunicação foi alcançada e que a compreensão da importância dos meios de comunicação frente a sociedade em geral é fruto desta experiência e de tudo que envolveu a montagem dos equipamentos, seu manuseio, a montagem da programação, chegando à palavra lançada no ar.

Anexos:
- Sugestão para uma semana de programação.

Programa: “Infomusics” Tempo: 15’
Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ... sobre o Bar da Escola...
Música 1:... eletrônica... Informação 1: ...horário de uso do LIE...
Música 2: ... som mix... Informação 2: ...site de Rádios Internacionais...

Programa: “Rock’n Rol” Tempo: 15’
Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ... sobre o ingresso de...
Música 1:... rock internacional... Informação 1: ...Sarau da Escola...
Música 2: ... rock nacional... Informação 2: ...Encontro da equipe do GE...

Programa: “Brasileiríssimo” Tempo: 15’
Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ... sobre o Xerox...
Música 1:... eletrônica... Informação 1: ...Reunião...
Música 2: ... som mix... Informação 2: ...a música POPULAR...

Programa: “Calor Humano” Tempo: 15’
Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ... sobre o Mural de Recados
Música 1:... romântica... Informação 1: ...Horário da aula de...
Poema: romântico c/ fundo musical... Leitura de recados de amigos e namoricos...

Programa: “Diverticomics” Tempo: 15’
Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ... sobre o ingresso para...
Música 1:... Eduardo e Mônica... Informação 1: ...Festa do findi...
Anedota: ... Piada de Português... Informação 2: ...Jogos...

Fonte: http://midiaselene.pbworks.com/Projeto-R%C3%A1dio-na-Escola

Projeto Rádio-Escola

JUSTIFICATIVA
Um fato é inegável: cada dia mais, os meios de comunicação se incorporam indistintamente ao cotidiano de todas as camadas sociais da população. Fatos exibidos em painéis e revistas, cenas de novelas, noticiários televisivos ou radiofônicos, programas de auditório, propagandas, clips e ritmos musicais não nos passam desapercebidos, muito pelo contrário: nos ocupam por horas, são absorvidos e acabam ainda por virar temas de muitas de nossas conversas diárias.

Hoje, a educação mudou. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira declara que uma escola competente é aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da informação. É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e dominem os sistemas de produção de informações e, consequentemente, estejam melhores preparadas para atuarem de forma mais responsável na vida em sociedade.

Nessa perspectiva, o Projeto Rádio-Escola se justifica pela necessidade de se desenvolver nos educandos habilidades da leitura e escrita, a comunicação, o despertar da consciência crítica para o trato com as informações da mídia e, também, como o primeiro instrumental profissionalizante na produção de programas de rádio.

OBJETIVOS
# Fazer do rádio um instrumento para a consolidação da escola cidadã;
# Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado na U.E.
# Incentivar os educandos a capacitarem-se como repórteres para que consigam se comunicar em linguagem mais acessível, assuntos ligados à cultura, saúde, educação, esporte, meio ambiente e política;
# Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores, a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
# Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
# Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição de pensamento;
# Favorecer a convivência e trabalho em equipe, respeitando-se as diferenças;
# Desenvolver atividades de forma lúdica, propiciando momentos de integração, lazer e comunicação;
# Estabelecer parcerias com a UNIRG/FAFICH por meio do Curso de Comunicação Social;
# Estabelecer parcerias com a Rádio Araguaia e Rádio Tocantins.

METODOLOGIA
O projeto Rádio-Escola do Centro de Ensino Médio de Gurupi, constitui-se como atividade interna da escola, objetivando contribuir para a melhoria do processo educativo, mobilizando direção, orientação educacional, coordenadores pedagógicos, de vídeo, de informática, bibliotecárias, professores, alunos e demais funcionários nas horas de lazer, sendo executados durante os intervalos do 1º, 2º e 3º turnos, com duração de 15 minutos, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Durante a programação serão abordados assuntos de fundamental importância como:

Ações do Governo Estadual e Municipal voltadas para a educação; ações da Secretaria da Juventude; Saúde, Educação, Esporte, Lazer Cultura, veiculação de músicas previamente selecionadas, serviços de utilidade, avisos, recados, enfim, atividades de interesse da comunidade.

Será feito concurso para a escolha de um nome para a rádio, pretende-se estabelecer parceria com a Rádio Araguaia e Rádio Tocantins com a finalidade de proporcionar aos alunos repórter aulas práticas para que se familiarizem com os equipamentos e aprendam as técnicas de estúdio.

Serão também realizadas oficinas de entrevistas, produção e capacitação de locutores de programas de auditório e eventos.

AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto acontecerá durante as reuniões com os componentes do grupo e os educadores, devendo ser apontados os pontos positivos e negativos, objetivando corrigir falhas, por meio de diálogo e no respeito mútuo e pelo acompanhamento do uso do rádio de forma adequada tornando público o trabalho educacional efetivamente realizado na U.E.

Fonte: IdBrasil

Rádio escolar

O termo rádio escolar diz respeito a possibilidade de utilização dos recursos da mídia rádio, no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. Nesse contexto alunos e professores passam da condição de consumidores, para a categoria de produtores de mídia, através da ação de criar programas de rádio. Isso permite que estudantes e professores exercitem um olhar crítico em relação aos conteúdos veiculados pelas diversas mídias.

A ideia contida aqui é que esses estudantes possam fazer uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas. A rádio na escola deve ir além disso, construindo propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração para a melhoria das relações entre as pessoas, que discutam questões ligadas a construção do projeto de vida, sexualidade, saúde, meio ambiente, ao combate à todas as formas de discriminação e preconceito, entre outras.

Tipos de projetos de rádio escolar

A veiculação desses programas de rádio dentro do ambiente escolar, poderá ocorrer de diferentes formas:

Rádio pátio.
Aqui a difusão dos programas de rádio acontece via caixas de som que são espalhadas por diferentes ambientes da escola - pátio, corredores, salas de aula.

Programas gravados em CD's de áudio
Através da utilização de editores de som (1), numa situação em que se associam o uso do computador conectado à mesas de som, onde se plugam microfones e outros acessórios, os programas produzidos são gravados no formato de CD's de áudio. Dessa forma tais programas podem ser veiculados em salas de aula ou em outros espaços, através do uso de aparelhos de som portáteis.

Webradio escolar
Difusão dos programas via web, através de STREAMING, que são programas que fazem a transmissão de dados de áudio e vídeo pela internet. Dessa forma a rádio escolar ganha o status de webradio, que ao ter o seu endereço divulgado, poderá ser ouvida por outros estudantes espalhados pelo nosso país e o mundo.

Transmissão por FM
Uma outra possibilidade está na aquisição de equipamentos de transmissão, onde a rádio escolar poderia ser acessada por FM, nos moldes das rádios comunitárias.

Notas:
(1)  Software que tem a função de manipular ondas sonoras e ficheiros de áudio.
A maioria tem funções básicas como:
* Cortar / Copiar / Colar Trechos de áudio
* Mixar faixas
* Remover Ruídos
* Aplicar efeitos
* Converter arquivos entre diferentes formatos

Entre os softwares de edição de áudio , destacam-se:
* Cool Edit (Windows)
* Gold Wave (Windows)
* Sound Forge (Windows)
* Audacity (Windows, Linux e Mac OS)
* Glame (Linux)
* Protux (Linux)


Fonte: TioSam

Rádio Escola - 4ª Série E - O Mágico de OZ

Programa de rádio produzido pelos alunos da 4ª Série E da Escola Bonilha, durante o projeto de parceria desenvolvido entre a escola e a Rádio Mais FM 92,5 de Martinópolis-SP no ano letivo de 2008. Programa veiculado em 11-10-2008

Colocando uma rádio em funcionamento - parte técnica

Os vídeos a seguir realizados pelo Prof. Carlos A. Mendes de Lima apresentam os equipamentos que fazem parte do KIT de Rádio Escolar EDUCOM do Programa Nas Ondas do Rádio e orientações de uso. Mais informações acesse o blog http://escolacomradio.blogspot.com

Mesmo não tendo o kit, ótimas ideias são lançadas e podem ser adaptadas a cada realidade









Rádio Escolar utilizando o computador

A Rádio Escolar é veiculo de comunicação que fortalece o elo entre escola, aluno e comunidade. Veja uma experiência bem sucedida e que mostra como implentar uma rádio escolar utilizando o computador através de softwares do edição digital Audacity.

Uma opinião


Os projetos de Rádio em nossas escolas não devem ser encarados só como meios de produção de pesquisa, promoção de entretenimento e veiculação de informação, nem tampouco como ferramentas para a mera ocupação da hora do recreio, mas, sobretudo, como um fantástico instrumento de desenvolvimento da autonomia, da solidariedade e das diversas competências de nossos educandos, entre elas a capacidade de comunicação, de convivência com as diferenças, de interação, de cooperação e respeito mútuo.

http://radiorecreio.podomatic.com/

Rádio Escolar - mais dicas

Ponto de Mídia
Por Carlos Alberto Mendes de Lima

Os programas das Rádios Escolares são transmitidos no horário de intervalo (hora do lanche). Durante este período os meninos correm, comem, conversam. A mistura 3C torna a audição dos programas de rádio um desafio para os comunicadores jovens. Por isso, tenho apresentado como solução de pauta uma estrutura de conteudo composta por 70% do tempo com conteudo musical o entretivo e 30 % do tempo para informações e prestação de serviço, ou seja :

ABERTURA DO PROGRAMA 0:20'
MUSICA
INFORMAÇÃO 1:00'
MUSICA
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 0:45'
MUSICA
FINALIZAÇÃO DO PROGRAMA 0:20'

Como quem escuta rádio está fazendo outra coisa, a partir do modelo acima de lauda , instruo os alunos para caprichar na construção dos textos de locução , orientando para que sejam objetivos. Como Rádio Escolar é som ambiente tenho o cuidado de manter o nível de volume sobretudo das musicas em volume ameno para não criar problemas com barulho na escola e a voz potência máxima de som para que todos tenham acesso as informações.

Bem, o pátio escolar nem sempre ajuda em termo de acustica e por isso fica mais um barulho do que propiamente um programa de Rádio.

A sugestão para o Ponto de Mídia é possibilitar que quem deseja ouvir a Rádio possa ouvi-la. A escola define um ponto, mesmo no pátio, para audição dos programas e quem quiser escutar é só se dirigir para este local.

O Ponto de Mídia possibilita também liberdade na produção dos programas e até segmentação de ouvintes por interesse. A Lauda apresentada acima como sugestão pode ser adaptada ou seja, o tempo discussão sobre os temas apresentados nos programas podem ser ampliados. Abri espaço para liberdade de criação e expressão. Já imagino a falta de reclamação quanto ao conteudo musical e qualidade dos programas que muitos insistem em taxar.

O Ponto de Midia também traz vantagens em termos de instalação e infra-estrutura de transmissão. Uma ou duas caixas acústicas podem sonorizar um pequeno espaço para audição dos programas que podem colocadas de forma fixa ou móvel. Esta opção pode ser ampliada em vários pontos da escola a medida que a audiência for aumentando, porém , é preciso tomar o cuidado para que os espaços de audição não atrapalhe o desenvolvimento das atividades das escolas.

Para garantir qualidade de som nestes Pontos a caixa acústica deverá estar a uma altura de 2,80 e se possível com inclinação de 70 ° (opcional). Uma caixa amplificada pode ser também uma excelente solução para o Ponto de Mídia. Ligando um cabo P10 - P2 estabeleceremos uma conexão do equipamento de som ao computador que podem estar ligada a uma mesa de som e amplificador.

Mostraremos nos próximos post algumas possibilidde de montagem de um PONTO MÍDIA para Rádio Escolar.

Na Escola Carlos Pasquale definimos um ponto dentro do pátio para audição dos programas de rádio. A galera do Ensino Fundamental noturno, que esta afim de escutar a programação, vai para o POINT , ou melhor, PONTO de transmissão e curte a programação no periodo noturno . Estamos pensando em fazer o mesmo com as crianças de 1ª a 4ª série para diminuir a correria no pátio e no EJA para trabalhar quadros informativos e programação musical.

Em nossa Rede de Ensino é quase impossível que a escola não tenha no mínimo uma caixa amplificada e computador , mesmo já usado, para desenvolver o Projeto Rádio Escolar. Cabe a escola definir se quer ou não desenvolver.


Fonte: O texto acima é parte de um texto que o autor enviaou para uma lista de discussão que participo.

Produção de Programas de Rádio Escolar

Aspectos Relevantes para o processo de produção de um programa de Rádio Escolar

A Rádio Escolar é um excelente instrumento para promoção do protagonismo infanto juvenil, contribui para enriquecimento curricular em práticas pedagógicas e é um instrumento democrático de comunicação.

A Rádio Escolar é um espaço onde crianças, adolescentes e adultos tem a oportunidade de mostrar o seu talento, expressar suas ideias, interagir com seu público e participar do processo de difusão de informações e conhecimentos na comunidade escolar. Além disso é um ambiente de aprendizado onde seus participantes têm a oportunidade de vivenciar experiências de pesquisa, produção escrita, trabalho em equipe contribui para formação cultural, o domínio da comunicação oral e potencializa a autonomia individual.

A Rádio Escolar é um núcleo de produção coletiva e portanto um instrumento democrático de comunicação. Sendo assim, deverá atender as necessidades locais da comunidade escolar e preferencialmente estar articulado com Projeto Político Pedagógico da escola.

O trabalho em equipe, o planejamento e a organização do conteúdo, a pesquisa de opinião, a construção coletiva de um código de conduta ética, a avaliação coletiva permanente, a formação e o domínio de conhecimentos tecnológicos e de linguagem radiofônica e a articulação pedagógica e com as esferas escolares (professores, alunos, membros da comunidade) são elementos importantes para o desenvolvimento de uma Rádio Escolar.

Este canal de comunicação segue com estrutura muito parecida de rádio convencional. A linguagem, a infraestrutura técnica, a organização dos trabalhos, são adaptados ao ambiente e a realidade escolar. Por isso, devem ser observadas aspectos importantes como por exemplo a impossibilidade de troca de estação. Neste caso específico, o programa deverá ser produzido atendendo a aspectos de pluralidade cultural, formato do programa observando o tempo de duração, o caráter educativo, o entretenimento saudável e o público alvo. Isto não quer dizer que os programas devam ser todos iguais, seguindo um padrão comum e com um gênero pré – estabelecido. A proposta é criar uma grade programação rica em diversidade porém adequada ao ouvinte.

PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO

A produção de um Programa de Rádio Escolar é um processo que requer participação, colaboração, organização e pesquisa de todos os envolvidos nas equipes. Da concepção do programa, passando pela produção até a apresentação é preciso cumprir várias etapas:

1. REUNIÃO DE PAUTA
2. PESQUISA E EDIÇÃO DO CONTEÚDO COLHIDO
3. DIVISÃO DE TAREFAS
4. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

A escola poderá organizar uma GRADE DE PROGRAMAÇÃO apresentado a comunidade escolar os horários de apresentação das equipes e o(s) dia(s) de apresentações isto quando o programa for ao ar nos intervalos. Para programas produzidos para Internet, ou seja, para serem baixados em sites PODCAST o ouvinte tem flexibilidade para escolher o horário e o programa que deseja ouvir. A duração do programas é invariável, depende do objetivo do programa.

As equipes podem optar por um ou mais GÊNEROS de programa que possam dar uma identidade ao programa. Os GÊNEROS de programa mais comuns são:

• JORNALÍSTICOS
• MUSICAL
• HUMORISTICO
• RADIONOVELA
• DE VARIEDADES
• DE ENTREVISTA
• MUSICAL / INFORMATIVO

Os programas de Rádio Escolar produzidos para o intervalo contribuem proporcionando informação e entretenimento. Neste sentido, para que o conteúdo do programa cative a audiência dos alunos, principalmente durante os intervalos, é preciso balancear a o tempo destinado a LOCUÇÃO e as inserções musicais.

Uma sugestão é utilizar 1/3 do tempo de duração do programa com informes, abertura, entrevistas, dicas culturais e de lazer e despedida. Através da LAUDA de apresentação é possível otimizar o tempo. O que se pretende com este espaço de tempo é objetividade na divulgação de informações até porque se o programa ficar carregado de muitas informações, os alunos não vão querer escutar e além disso intervalo perderá o sentido de descontração. Através das música é possível criar um ambiente de descontração e ao mesmo tempo informar a ouvinte enquanto cumpri seu papel de pretação de serviço.

Como a programação musical irá tomar um tempo maior dentro do programa é preciso estar atendo ao gosto de todos. Portanto, o ideal é mesclar gêneros musicais para atender a todos os gosto musicais.

Abaixo sugestão de tempo para cada fase do programa:

ABERTURA 0:30 segundos
MUSICA 3:00 minutos
BREAK INFORMATIVO 1:00 minuto
ENTREVISTA 1:00 minuto
ENCERRAMENTO 0:30 segundos
EQUIPE

Desenvolver atividades de produções radiofônicas é trabalho de equipe. Cada componente deverá realizar uma atividade especifica. A equipe de rádio é formada por locutores, operador de som ou sonoplasta, repórteres e produtor.

Rádio Escolar - algumas dicas

Por: Gabriela E. Possolli Vesce

Na realidade brasileira o rádio não é uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada e abrange todas as classes sociais. O desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que podem trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional, as novas tecnologias potencializam as mais remotas, integrando-se a elas e proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações.

O aumento da interatividade dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas pelos seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação de uma rádio escolar tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso é preciso haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.

Para criar uma rádio escola um dos primeiros passos, além de decidir o nome da rádio, é construir um projeto que esteja vinculado ao projeto pedagógico da escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e que tipo de programação será veiculada. Para definir o formato da programação é preciso decidir se os programas serão noticiários, musicais, humorísticos, educativos, e distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.

Em um programa que trate de variedades com duração de 20 minutos, por exemplo, podem ser destinados cinco minutos para as notícias, cinco para músicas e um para o intervalo comercial. E então, na segunda parte do programa, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc), e mais quatro minutos de música.

Para se montar uma rádio na escola são necessários alguns equipamentos para organizar uma estrutura que possibilite ter uma rádio escola completa, a saber:

1. microsystem: com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais;

2. fone de ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;

3. radiogravador: aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o microsystem, assim enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução;

4. caixa acústica: sistema de alto-falantes instalado em locais estratégicos da escola para reproduzir o que está sendo veiculado no estúdio, quatro caixas de cem watts serve um espaço para aproximadamente cem pessoas;

5. microfone: utilizado para captar a voz do responsável pela locução; 6. mesa de som e potência: em que são conectados o microsystem, o microfone, os fones de ouvido e o radiogravador. É da mesa que sai a fiação para as caixas de som.

Fonte: InfoEscola

Projeto Rádio na Escola

UNIVERSIDADE POTIGUAR
CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: 5NA
TEMA: PROJETO A RÁDIO NA ESCOLA
ELABORADORES: AURICÉLIA ALVES DA SILVA
DAYANNA CARVALHO DO NASCIMENTO
DÉBORA GREYCE P. DE SOUZA
KARINA DO NASCIMENTO FONTOURA
ÚRSULA RACHEL P. DE ARAÚJO
ORIENTADOR DO PROJETO: LIANA DO ROSARIO DE MOURA

JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como objetivo “reavivar” o uso da rádio na vida escolar, mostrando sua importância no processo educativo. Uma vez que este é uma ferramenta importante no processo ensino aprendizagem.Levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos.Passando para os mesmos a diferença entre o rádio e a rádio. O projeto será executado na Escola Madre Fitzbach (ADOTE), na turma do 2º ano matutino e abordará as disciplinas de português e ciências. Terá a duração de uma semana, onde cada atividade terá a duração de uma hora e meia.

OBJETIVO GERAL
- Promover a socialização entre os alunos; Ampliação do universo conceitual e o vocabulário dos alunos; Valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando- os em sala de aula. Considerar o conhecimento prévio dos alunos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Despertar nos alunos a consciência critica das informações recebidas.
- Desenvolver a percepção auditiva, a concentração, a linguagem, a socialização e a imaginação dos mesmos.

DESENVOLVIMENTO
1º Dia: Durante a roda teremos uma conversa informal com os alunos sobre o rádio e a rádio, para saber seus conhecimentos prévios sobre o assunto (registro em cartaz) e em seguida apresentaremos o rádio de forma concreta e sua importância através de um aula expositiva.

2º Dia: Montaremos a programação de um jornal que será apresentado na rádio juntamente com os alunos, abordando as principais noticiais da escola, principalmente o projeto solo que está sendo executado em todas as turmas da instituição. Criaremos uma parodia de uma vinheta musical e faremos seu registro em um cartaz.

3º Dia: Faremos uma visita ao morro,locolizado atrás da escola, onde iremos observar a paisagem e os diferentes tipos de solo. Ao chegar faremos coletivamente o registro da observação.

4° dia: Apresentação das atividades desenvolvidas no projeto, onde cada aluno vai exressar os conhecimentos adquiridos no jornal elaborado por eles, que será apresentado na rádio.

RECURSOS UTILIZADOS
- Rádio
- Caixa de som
- Microfone
- Cartolina
- Cola
- Revistas
- Tesoura
- Máquina fotográfica

BIBLIOGRAFIA
- Coleção dia-a-dia do professor.
**Acessando o endereço acima, está todo o projeto na íntegra, com fotos e cometários.

Projeto Rádio Escolar Virtual

Nome da escola: Colégio Cenecista Padre Anchieta
URL: http://www.educacional.com.br/cnecal/default1.asp

O presente projeto objetiva a instalação e o funcionamento de uma rádio escolar, que junto à Internet proporciona um ambiente virtual, através do qual, interage com alunos, professores, pais e a sociedade.

A rádio escolar pertence à coletividade e oferece uma programação contendo os mais variados gêneros, dentre os quais destacamos: educativo, entretenimento, mobilização social e movimento cultural.

Junto ao ambiente virtual, atender ao ouvinte não é obedecer sua vontade, mas, promover uma nova forma de aquisição de informações, que venham ao encontro do aluno de maneira mais rápida e eficiente, utilizando-se da velocidade e alcance da web. A telemática viabiliza cenários de interação virtual, mediados pelo computador e disponível a qualquer momento e em qualquer lugar, assegurando a informação e a participação de forma continuada.

Antes de acionar o botão para colocar uma emissora de rádio no ar, é preciso saber o que vai ao ar. Com o auxílio da Internet é possível conhecer a demanda e atendê-la, resgatando os valores culturais, fomentando a postura do ouvinte enquanto cidadão e não consumidor, formando uma "comunidade", seja através da música, jornalismo ou humor.

É importante relembrar que uma rádio com estas características está preocupada com a formação de cidadãos conscientes. Assim a programação é voltada para os interesses da comunidade estudantil, com todas as diferenças que lhes cabe, seguindo uma postura ética e política que sirva para a construção da cidadania e o exercício da democracia, dentro e fora da escola.

IV - OBJETIVOS:
4.1 -Fomentar a postura do ouvinte enquanto cidadão, e não apenas consumidor;
4.2 -Oferecer uma programação de rádio voltada para os interesses da comunidade, atendendo a todos os níveis sociais, econômicos, a pluralidade cultural, sexual e ideológica;
4.3 -Proporcionar um espaço para a manifestação da diversidade cultural e a criação de novos hábitos;
4.4 -Divulgar a cultura local proporcionando a leitura histórica das manifestações culturais;
4.5 -Favorecer a atualização do ouvinte e seu conhecimento crítico a respeito dos fatos sociais, políticos, religiosos, culturais e artísticos de seu cotidiano;
4.6 -Abordar questões à escola, ao país e ao mundo, promovendo reflexões e atuações referentes à luta pela cidadania;
4.7 -Divulgar o projeto, proporcionando sua adaptação e instituição em outras comunidades escolares.
4.8 -Disponibilizar espaços de interação virtual, mediados pelo computador, assegurando informação e participação continuada;
4.9 -Utilizar os variados recursos disponíveis na web: da produção à programação da rádio;
4.10-Propiciar a criação de um ambiente virtual para a rádio através do acesso remoto.

V - PROCEDIMENTOS:
5.1 -Reformulação do projeto da Rádio para a participação no concurso Netd@ys;
5.2 - Contratação de um diretor para a rádio escolar comunitária;
5.3 - Formulação da programação diária, de acordo com os objetivos e a justificativa do projeto; (esquete da programação em anexo)
5.4 - Reforma do espaço físico da rádio;
5.5 - Registro do endereço eletrônico para a rádio;
5.6 - Estruturação do link da rádio escolar comunitária, na home page da escola;
5.7 - Organização e ampliação do acervo musical, através de campanha junto à comunidade;
5.8 - Informatização da rádio.

VI - RECURSOS:
7.1 - Recursos Humanos: Professor Coordenador
Direção e coordenação da escola
Diretor da rádio
Assistente técnico
Professores de informática
Professores do Ens. Fundamental e Médio Alunos da escola

7.2 - Recursos Materiais: Aparelhos de CD
Aparelho de MD
Mesa de controle de som
Proteção acústica
Cabos de transmissão
Caixas de som
Amplificadores
CDs
Computador com acesso remoto
Programa para funcionamento da rádio
Mesa de computador
Cadeiras
Ventilador
Mesas de apoio

VII - CRONOGRAMA:

Data/mês
Atividade
Julho/01 Agosto/01 Setembro/01 Outubro/01
 Reformulação do projeto 30/07 - 17/08 - - -
 Contratação do
 diretor da rádio
- 17/08 -
 Formulação da
 programação
17/08 - 22/08
 Reforma do espaço
 físico da rádio
20/08 - 24/08
 Registro do endereço
 eletrônico
17/08
 Estruturação da rádio
 na home page escolar
21/08 - 31/08
 Organização e ampliação
 do acervo musical
23/08 13/09 11/10
 Informatização da rádio 21/08 31/08 - 01/09 30/09 - 01/10 31/10
 Início das atividades
 da rádio
27/08

Fonte: Educacional

10 motivos para levar o rádio para a escola

O rádio está presente nos quatro cantos do país. A seguir, dez motivos para você levá-lo para a escola:

1. O rádio desenvolve a expressão;
2. Ajuda as crianças a perder a inibição para falar em público;
3. Exercita o raciocínio lógico;
4. Leva o aluno a descobrir — e mostrar aos outros — seus talentos;
5. Eleva a autoestima;
6. Permite conhecer e utilizar novas tecnologias;
7. Estimula a imaginação e a criatividade;
8. Dá um sentido concreto ao conhecimento escolar;
9. Promove a cidadania e favorece a interdisciplinaridade.
10. Favorece a interdisciplinaridade.

Fonte: Nova Escola

O rádio e o trabalho do professor

De que forma o rádio pode auxiliar o dia-a-dia do professor? Como as escolas podem montar uma miniemissora e qual a programação ideal a ser produzida pelos alunos? Procurar as respostas destas e de outras perguntas é o objetivo do Grupo de Estudos sobre o Rádio, criado este ano pelo Departamento de Mídia Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio. Participam dos encontros 30 professores da Rede Municipal. As reuniões acontecem uma vez por mês.

Trabalho interdisciplinar - A música que tocou na rádio, a entrevista que o professor concedeu à emissora ou o debate transmitido ao vivo. Depois do recreio, tudo pode ser aproveitado em sala de aula. "É o trabalho interdisciplinar que a atividade proporciona. A letra da música pode ser analisada pelo professor de Língua Portuguesa. O debate pode ser organizado pelo professor de História. A aula se torna mais contextualizada e os estudantes ficam mais interessados", diz a professora Cléia Aloise, professora da oficina de rádio da Escola Municipal Ministro Gama Filho, em Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio. A escola tem quatro emissoras - Nova Geração, Pop Star, Zoação e Agito Final.

Determinação - A oficina é a mais antiga da rede. Hoje tem mesa de som com seis canais, mas começou em 1998, com apenas oito alunos numa pequena sala improvisada: um amplificador, um aparelho de som do tipo três-em-um (toca-fitas, rádio e toca-discos) e duas caixas de som pequenas, instaladas no pátio da escola. O slogan da rádio, batizada de Nova Geração, mostrava a determinação dos iniciantes: não somos o futuro, somos o presente de uma nova geração.

Fonte: MultiRio

Para criar uma rádio escolar

Cooperação, autonomia, responsabilidade e flexibilidade frente a novos desafios são aspectos a serem enfatizados entre os alunos no processo de criação de uma rádio escolar. Cabe ao professor o papel de mediador na condução de cada uma das etapas, incentivando o trabalho interdisciplinar e proporcionando aos alunos condições de se expressarem nesta mídia.

O educador Zé Zuca, que coordena as oficinas de rádio para professores de salas de leitura, promovidas pela Assessoria de Integração da MULTIRIO, ao longo de 2003, elaborou algumas dicas para apoiar as escolas neste projeto.

Acompanhe abaixo:
» Muitas vezes, a escola já tem alguns dos equipamentos necessários à montagem da rádio escolar. Verifique os já existentes e os que precisam ser adquiridos.

» Um anteprojeto, contendo os passos mais importantes para a criação da rádio escolar, ajuda a equipe envolvida a se orientar.

» É importante envolver a direção da escola, demais professores e alunos, sensibilizando-os para a relevância do projeto.

» A rádio e sua programação devem estar integradas ao Projeto Político Pedagógico.

» Defina uma equipe – de professores e alunos – que dará o pontapé inicial na criação da rádio. Esta equipe pode crescer, à medida que o projeto for avançando.

» A equipe deve reunir-se para discutir o perfil da rádio a ser criada, seus objetivos, forma de funcionamento, linguagem a ser utilizada, horários e formatos dos programas, frequência com que vai ao ar, entre outros aspectos.

» Um concurso pode ser promovido para definir o nome da rádio e um slogan para ela, mobilizando-se, assim toda a escola.

» Os integrantes da equipe responsável pela rádio escolar devem ser incentivados a ouvir programas de rádio, cabendo ao professor coordenador promover discussões em torno do que foi ouvido, proporcionando uma audiência crítica dos alunos envolvidos.

» A equipe deve ser orientada, ainda, sobre o funcionamento de uma estação rádio – profissionais envolvidos, forma de confecção da programação, redação dos textos radiofônicos etc.

» O processo de criação da rádio deve visar ao enriquecimento cultural contínuo dos alunos envolvidos e ao desenvolvimento de uma postura crítica em relação a esta mídia.

» É recomendável realizar experiências práticas e exercícios radiofônicos antes de colocar os programas no ar.

» A rádio pode ser lançada em etapas, considerando o público, o formato, a linguagem, o dinamismo e a consistência de cada programa elaborado.